Aos mercados e às instituições financeiras chegam diariamente fluxos de informação de natureza macroeconómica, de natureza sectorial e empresa a empresa. O Mestrado em Economia Monetária e Financeira procura analisar a forma como esta informação é processada pelos profissionais da área e o resultado que daí decorre em termos do equilíbrio nos vários mercados. Os mercados obrigacionista, acionista e cambial são estudados em detalhe e existe uma disciplina exclusivamente dedicada ao mercado de produtos financeiros derivados.
A política monetária e a sua transmissão por via do sistema bancário recebem especial destaque devido ao papel determinante que têm para a evolução da economia, em geral, e dos mercados financeiros, em particular. Da mesma forma, estuda-se o impacto da divulgação de nova informação macroeconómica e da publicação de estudos sobre vários setores da atividade económica (energia, extração mineira, indústria automóvel, construção e imobiliário, telecomunicações, turismo e hotelaria, saúde, entre outros setores).
Para 2025/2026 está prevista a abertura de duas turmas, uma turma lecionada em horário diurno e outra lecionada em horário pós-laboral.
Ambas as turmas têm um número limitado de vagas e só abrem com um número mínimo de estudantes.
Direção
Informações Gerais