OBJETIVOS E DESTINATÁRIOS
Prepara profissionais altamente qualificados, como técnicos e quadros superiores, dirigentes e peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de atividade, assim como investigadores e candidatos a doutoramento.
O seu objectivo é promover formação avançada e especializada sobre as sociedades contemporâneas. Esta formação incide sobre as estruturas e instituições, os processos e agentes de mudança, os problemas sociais atuais e as formas de ação individual e coletiva que se manifestam nas sociedades contemporâneas. Abrange tanto o nível da sociedade global como o dos contextos locais.
Este Mestrado tem como primeiros destinatários licenciados em sociologia. Dirige-se também a licenciados noutras áreas científicas interessados em obter uma formação sociológica especializada. Para estes existem optativas de introdução à sociologia, em teorias, metodologias e análise de dados.
TURMAS E DOCENTES
A formação é assegurada presencialmente. Seguindo regulamentação interna pode também ser assegurada por videoconferência.
As aulas são lecionadas em duas turmas, uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa.
Na turma em língua inglesa têm leccionado cientistas sociais estrangeiros de prestígio mundial entre os quais:
Ann Nilsen (University of Bergen, Noruega)
Berth Danermark (Örebro University, Suécia)
Craig Calhoun (Arizona State University, Estados Unidos da América)
Daniel Oesch (University of Lausanne, Switzerland)
Danny Dorling (University of Oxford, Reino Unido)
Dave Elder-Vass (Loughborough University, Reino Unido)
George Steinmetz (University of Michigan, Estados Unidos da América)
Mike Savage (London School of Economics, Reino Unido)
Richard Lachmann (University at Albany, Estados Unidos da América)
além dos docentes regulares portugueses.
A frequência da turma em língua inglesa apenas requer que os estudantes compreendam, e saibam ler e falar inglês de nível intermédio.
VÍNCULOS INSTITUCIONAIS
Os estudantes são convidados a participar em projetos do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, e nas Conferências Internacionais organizadas em colaboração com o Programa Doutoral em Sociologia. Marcaram presença nestas conferências, entre outros, Ann Nilsen, Anthony Giddens, Bernard Lahire, Berth Danermark, Catherine Wihtol de Wenden, Craig Calhoun, Daniel Oesch, Danny Dorling, Dave Elder-Vass, Fernando Henrique Cardoso, François Héran, George Steinmetz, Hans Joas, Jean-Michel Berthelot, Jeffrey C. Alexander, John Scott, Jonathan H. Turner, Jürgen Habermas, Margaret Archer, Nicos Mouzelis, Philippe C. Schmitter, Randall Collins, Richard Lachmann, Thomas Brante, e Tom R. Burns.
Os estudantes podem ainda beneficiar da colaboração do Mestrado com o Observatório das Desigualdades, o Observatório da Emigração, a Editora Mundos Sociais e as revistas Sociologia, Problemas e Práticas e Portuguese Journal of Social Sciences.
INFORMAÇÃO
Com uma duração de dois anos e 120 créditos (ECTS), o curso está organizado num tronco comum, composto por cadeiras obrigatórias de sociologia e metodologia, e permite a focalização em seis áreas temáticas:
Comunicação
Cultura
Educação
Migrações
Teoria e Método
Trabalho e Emprego
Existe uma optativa de Estágio, com cariz científico ou técnico, para alunos que procurem uma experiência profissional associada à formação.
Estão disponíveis Prémios de Excelência Académica para os candidatos admitidos com maior pontuação.
Aos alunos que concluam o primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados em Sociologia, com 60 créditos (ECTS).
Mensagem do(s) diretor(es)
Bem-vindo ao Mestrado de Sociologia do Iscte!
A nossa formação tem como referencial as melhores práticas internacionais.
Além disto, o Iscte é reconhecido pelo excelente relacionamento entre estudantes e docentes, e pelo estimulante ambiente académico.
E estamos sempre disponíveis para apoiar pessoalmente a sua candidatura.
Informações Gerais