O mestrado em Educação e Sociedade é uma oferta única no país. Forma especialistas em educação detentores de uma visão estratégica integradora da investigação e da intervenção e capazes de elaborar respostas aos problemas educativos atuais. Confere competências para o planeamento, implementação e avaliação de atividades de índole educativa.
Destina-se a professores, formadores, técnicos de organismos centrais e regionais de educação e a licenciados que exercem (ou pretendem exercer) atividade profissional em organismos públicos e privados com funções educativas.
Combina a Sociologia com a Antropologia, as Políticas Públicas e os Métodos de Pesquisa Social. O plano de estudos inclui 8 unidades curriculares obrigatórias e 4 opcionais. Estas podem ser escolhidas livremente entre todas as que o iscte disponibiliza e podem abarcar conhecimentos muito diversificados como a Psicologia Social, a Comunicação, a Gestão de Recursos Humanos ou a Ação Humanitária. Na investigação, mantemos uma articulação privilegiada com o CIES-Iscte.
No segundo ano pode realizar um estágio num diversificado leque de instituições (ver aqui as que já firmaram protocolos). O trabalho final de curso pode assumir a forma de Dissertação ou de Trabalho de Projeto (ver aqui os já concluídos).
Anualmente, organiza-se um Ciclo Internacional de Conferências que alarga os contactos com investigadores e profissionais da educação.
Quando na posse de um diploma de licenciatura pré-Bolonha, o estudante pode requerer a creditação da formação anterior.
Ao 1º ano do Curso corresponde uma Pós-graduação em Educação e Sociedade.
Poderá receber um prémio de excelência académica.
Mensagem do(s) diretor(es)
O nosso futuro coletivo depende, em grande medida, da educação. Somos uma equipa de docentes muito qualificada e com forte ligação à investigação e à intervenção. Os estudantes têm origens formativas e profissionais muito diversificadas e revelam uma grande mobilização para fazer a diferença. Trata-se de um curso consolidado (abriu em 2001) que tem tido uma procura crescente.
O estágio curricular assegura o contacto com o potencial mercado de trabalho. O Ciclo Internacional de Conferências integra especialistas com pesquisa realizada e/ou com trabalho no terreno, de modo a assegurar o contacto com as diferentes modalidades educativas (escolares e não escolares)presentes nas sociedades contemporâneas.
Informações Gerais