O Doutoramento tem uma forte vocação interdisciplinar e permite desenvolver capacidades analíticas e de resolução de problemas com foco numa região de crescente importância no sistema internacional. Ao longo do programa, os estudantes podem aprofundar ferramentas metodológicas e conhecimentos sobre diversas áreas temáticas num ambiente académico vibrante e em conjugação com o Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
No 1º ano, o curso oferece, em cinco semanas por cada semestre (novembro/dezembro de 2022 e fevereiro/março de 2023), uma formação avançada em Estudos Africanos num conjunto de Unidades Curriculares com um forte pendor metodológico. Nos 2º, 3º e 4º anos, os estudantes elaboram as suas teses, com acompanhamento de um seminário de investigação. Para além da componente letiva, o doutoramento organiza, em articulação com o Mestrado em Estudos Africanos, um ciclo de Conferências em Estudos Africanos, que complementa os variados seminários e eventos académicos organizados no Iscte.
Objetivos:
- Formar profissionais e investigadores na área interdisciplinar dos Estudos Africanos através de uma formação teórica e metodológica aprofundada sobre o continente africano e a sua relação com o mundo global.
- Reforçar as competências de exercício e liderança na análise de problemas e no exercício de atividades profissionais nos âmbitos da investigação e docência, em organizações nacionais e internacionais, públicas e privadas, da sociedade civil ou em empresas.
- Desenvolver um projeto de investigação na área interdisciplinar dos Estudos Africanos.
- Capacitar para refletir criticamente e comunicar sobre situações e problemas relacionados com África, as suas diásporas e o mundo global.
Links úteis
Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte)
Normas Regulamentares dos Doutoramentos Iscte
Normas Regulamentares Específicas do Doutoramento em Estudos Africanos
Mensagem do(s) diretor(es)
O Doutoramento em Estudos Africanos promove uma formação interdisciplinar e a criação de redes internacionais em campos diversos de investigação e de ação. Pertencer à nossa comunidade significa construir pesquisa inovadora e colaborativa sobre uma região central no mundo global.
Informações Gerais