Eventos

Exposição
O Mediterrâneo Somos Nós
22
outubro
2018
27
outubro
2018
Local
Espaço Exposições
Piso 0
Edifício II
ISCTE-IUL

O Projeto “O Mediterrâneo Somos Nós” pretende, através do recurso a meios audiovisuais (vídeo, som e fotografia) entender a identidade e a diversidade do Mediterrâneo e situar Lisboa como a casa de muitos ‘mediterrâneos'.

Usando uma metodologia de trabalho inspirada na antropologia visual e do som, ao longo do projeto foram realizadas entrevistas a 12 pessoas oriundas de países da orla do Mediterrâneo residentes em Lisboa e arredores de Lisboa. As entrevistas foram registadas em vídeo em pelo menos duas línguas: a sua língua materna e português ou inglês.

Nas sessões de entrevista essas pessoas foram também gravadas em áudio dizendo uma mesma frase na sua língua materna e fotografadas com um objeto à sua escolha que reportasse para o seu país de origem. Com todo este material foi realizado um filme intitulado "O Mediterrâneo somos nós" (de Filipe Reis, Filipe Ferraz e Emiliano Dantas, 46’, Portugal), uma peça sonora para 8 canais intitulada "Vozes, sons e música da orla do mediterrâneo" (de Filipe Reis) e uma exposição de fotografia intitulada "Fotografias, corpos e objetos" (14 fotografias P/B de grande dimensão, de Emiliano Dantas).

Imagem de evento cedida pelo autor Emiliano Dantas.

Voltar ao topo