O Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) é uma iniciativa que se realiza desde 2013, em que são publicamente apresentadas e discutidas pesquisas em curso no âmbito dos programas doutorais coordenados pelos dois centros de investigação da Escola, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
Após um ano de interrupção devido à pandemia, o colóquio é este ano retomado, em formato online. Participam no colóquio cerca de cinco dezenas de doutorandos, bem como investigadores e docentes dos doutoramentos em Ciência Política, Ciências da Comunicação, Estudos Africanos, História Moderna e Contemporânea, Políticas Públicas, Serviço Social e Sociologia.
O colóquio tem como objetivo dar a conhecer à comunidade académica a investigação em curso nestes programas, bem como promover o debate público alargado sobre problemas, métodos e resultados. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do trabalho desenvolvido nos programas doutorais e também promover um maior envolvimento dos doutorandos na comunidade académica, apoiando-os no desenvolvimento das suas teses.
Link ZOOM bit.ly/VIICOLOQUIO
PROGRAMA
DOUTORAMENTO EM ESTUDOS AFRICANOS
14:30 Painel 1
Moderação: Ulrich Schiefer
Celso Gusse “Moçambique e a memória da guerra civil: o contributo dos partidos políticos parlamentares no processo de reconciliação nacional (1994 – 2020).”
Cláudia Leal “As Mulheres Moçambicanas Combatentes no Passado e no Presente: Silêncios e Memórias.”
Caterina Viegas “Ambiguidade do poder da mulher e conflitos de sucessão nos pepel da Guiné-Bissau.”
Isleia Streit “Os manuais escolares de História de Moçambique: entre fatos e narrativas.”
DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
16:30 Painel 1
Moderação: Maria João Vaz
Rita Oliveira “A Proteção à Infância em Lisboa: Associação Protectora das Florinhas da Rua (1925-1958).”
Diogo Paiva “Percursos no degredo. Transporte penal e demografia no século XIX.”
Vítor Herdeiro “O envolvimento português nas iniciativas de radiodifusão internacional patrocinadas pelos EUA durante a Guerra-Fria: RARET 1951-1996.”