Organizada em conjunto pelo Plano Nacional das Artes e o Observatório Português das Actividades Culturais (CIES-Iscte), em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, o ICOM Portugal, o Museu de Lisboa, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Centro de Formação de Associação de Escolas da A23, esta conferência internacional visa apresentar e discutir criticamente o Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC). Trata-se de uma medida pública do Plano Estratégico do Plano Nacional das Artes.
Este Compromisso é um novo instrumento de apoio ao planeamento e à autoavaliação das organizações culturais que ajuda a identificar as suas necessidades e potencialidades, bem como a analisar e monitorizar os resultados atingidos.
A conferência realiza-se em português, havendo apenas duas apresentações em inglês e uma em espanhol, e tem tradução simultânea para a língua gestual portuguesa.
O evento decorre em formato híbrido, presencial e digital. A participação é gratuita e sujeita a inscrição.
A sessão de abertura conta com Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, João Costa, Ministro da Educação, e Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura.
A conferência inaugural é sobre "Medir o impacto social no setor cultural. Desafios e oportunidades num mundo em Mudança", sendo orador Alessandro Bollo - gestor cultural, investigador e Presidente da Officina della Scrittura, Turim.