Eventos

Conferência
Hedy: uma linguagem de programação inclusiva, multilingue e gradual
27
junho
13.40
Local
Edifício 4 - Auditório 306

O software está a desempenhar um papel cada vez mais importante na vida de todos e, por isso, é importante (e divertido!) que as crianças se tornem criadoras no mundo digital. No entanto, as linguagens de programação existentes não são necessariamente concebidas para serem aprendidas, com mensagens de erro crípticas e falta de recursos facilmente acessíveis.

Nesta palestra, Felienne Hermans, investigadora da Vrije Universiteit Amsterdam, irá descrever os problemas das ferramentas existentes e a forma como afetam desproporcionadamente as minorias sub-representadas na programação, incluindo as raparigas, as crianças com deficiência e as que não aprendem inglês.

Contará a sua história de invenção e criação da Hedy, uma linguagem de programação inclusiva, multilingue e gradual para quem quer aprender.

A Hedy é de código aberto, funciona no navegador, é de utilização gratuita e está disponível em 54 línguas - incluindo inglês, português, espanhol, chinês, árabe e hindi. Foi lançada no início de 2020 e serve atualmente cerca de meio milhão de utilizadores mensais. Pode ser experimentada gratuitamente em hedy.org.
Inscrições: https://forms.gle/4v6zweXFKZiNLC1P7


English version


Voltar ao topo