A conferência final do projeto Reconstruir a Solidariedade numa Era de Dualização do Emprego pretende promover o diálogo entre a investigação científica e os atores políticos que intervêm sobre o domínio da regulação do mercado de trabalho.
Para além da apresentação dos resultados do projeto, a conferência conta com duas mesas-redondas de debate onde intervirão alguns dos principais atores políticos que estiveram envolvidos nas reformas ao mercado de trabalho que foram implementadas em Portugal entre 2015 e 2022.
O Professor Óscar Molina, da Universidade Autónoma de Barcelona, que integra equipa do projeto, fará uma intervenção sobre os desafios da solidariedade no mercado de trabalho em Espanha.
A conferência é de entrada livre. O programa pode ser consultado aqui.
O projeto Reconstruir a Solidariedade numa Era de Dualização do Emprego, desenvolvido pelo Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica do Território (Dinâmia'CET-Iscte), teve como objetivo principal identificar as condições que possibilitam ultrapassar a dualização existente no mercado de trabalho e promover uma maior solidariedade. Nesse âmbito, foram estudadas políticas de âmbito nacional, como reformas à lei laboral, de atualização do salário mínimo, de regularização de vínculos precários na administração pública e de regulação do trabalho de plataforma. Por outro lado, foram também analisadas convenções coletivas de trabalho e foi feito um estudo sobre a precariedade e dualismo no Ensino Superior.
O projeto adota uma perspetiva comparada entre Portugal e Espanha. Mais informações aqui.