ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Cerimónia Institucional

Inauguração Iscte – Conhecimento e Inovação

20
nov
2023
schedule 09:30 - 18:30
location_on Edifício 4

No Iscte – Conhecimento e Inovação vão ser instaladas as unidades de investigação e produção de conhecimento, de transferência de tecnologia e de investigação interdisciplinar. A inauguração ocorre na manhã de 20 de novembro de 2023 e contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, das ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Coesão, Ana Abrunhosa, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

O novo centro de I&D do Iscte vai concentrar mais de mil investigadores e centenas de projetos. Três desses projetos são apresentados na inauguração: um pretende revolucionar a partilha de dados de saúde na Europa; outro combater os discursos de ódio online; e o terceiro usar recursos digitais para articular iniciativas entre grupos sociais e municípios.

“Qualquer um destes três projetos, como muitos outros que irão ser lançados e desenvolvidos, mostram o potencial de interface que o “Iscte – Conhecimento e Inovação” possui para cruzar as áreas das engenharias, tecnologias e arquitetura com as ciências sociais e comportamentais, a economia e a gestão”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do Iscte. “Este centro é a concretização em Lisboa dos conceitos académicos, arquitetónicos e urbanísticos da ‘Universidade sem muros’, os quais promovem a interação da academia com o tecido social e económico envolvente”.


PROGRAMA

9:30 Receção aos convidados
9:45 Visita guiada à mostra de projetos
10:30 Sessão inaugural
• Intervenção de Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte
• Intervenção de António Costa, Primeiro-Ministro

14:00/18:30 Dia da Ciência e Tecnologia aberto à comunidade
• Coro Iscte
• Boas-vindas – Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte
• Visitas guiadas à mostra de projetos


Requalificação do património construído


O edifício do novo centro “Iscte – Conhecimento e Inovação” parte de um projeto de arquitetura desenvolvido por uma equipa coordenada por Bernardo Pizarro Miranda, arquiteto e professor do Iscte, tendo contado com a colaboração de estudantes de Arquitetura desta universidade. A construção cumpriu todos os requisitos de sustentabilidade, estética e inovação da New European Bahaus, sendo um dos edifícios europeus listados pelo programa “European Bahaus Transformation of Places of Learning”. O projeto parte da reconstrução do antigo edifício do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que o Iscte adquiriu ao Estado em 2011 por 9,2 milhões de euros.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2014-2020, a nova estrutura tem como objetivo “fornecer soluções integradas de transferência de conhecimento sobre a sociedade, as organizações, as empresas e a administração pública”. Irá acolher oito unidades de investigação, agregando três laboratórios associados, três laboratórios colaborativos, um Polo de Inovação Digital, um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, oito observatórios e nove laboratórios.