Notícias

Investigação • 15 fev 2017
Liderança como fator determinante quando o objetivo é eficácia

Se o objetivo é vencer, o treinador, enquanto líder, tem de saber fazer um bom plano de jogo, antecipar o adversário e preparar os seus jogadores para um contra-ataque. Cada elemento é crucial e tem um papel determinante e a capacidade de liderança do treinador é decisiva no resultado.

 

Está a ser desenvolvido no ISCTE-IUL, com coordenação de uma equipa da unidade de investigação BRU-IUL, um projeto de investigação sobre ‘Cognição de equipas, adaptação e sistemas multiequipas em ambientes dinâmicos’ que procura explorar os efeitos da liderança e da cognição de equipas na eficácia do seu desempenho.

 

A capacidade de adaptação e coordenação em ambientes em constante mudança necessita de um trabalho coeso, dinâmico e flexível que não ponha em risco o objetivo final e que permita aos indivíduos e equipas de trabalho uma adaptação rápida às novas condições e exigência das tarefas que desempenham. Com este projeto inovador pretende-se explicar como é que estas equipas coordenam as suas atividades para se adaptarem e atingirem desempenhos de excelência a longo prazo. A capacidade de comunicação do líder tem um papel decisivo uma vez que está diretamente relacionada com a forma como os membros da sua equipa interpretam as situações e tarefas a desempenhar e a forma como vão responder a problemas específicos com implicações para o desenvolvimento de práticas organizacionais.

 

Este estudo vem trazer um novo olhar sobre o trabalho de equipa e a sua eficácia analisando os mecanismos envolvidos nos momentos em que as equipas se adaptam a mudanças. Uma abordagem longitudinal inovadora com ênfase na necessidade de investigação sobre as dinâmicas da cognição de equipas ao longo do tempo, utilizando um procedimento experimental para analisar como é que a cognição e a liderança de equipas afeta esta adaptação ao longo do tempo. Esta investigação levará a importantes resultados e a implicações práticas na promoção de competências de adaptação de equipa nas organizações.

 

Neste momento estão a ser desenvolvidas situações simuladas, com manipulação experimental de modelos mentais, para analisar o desempenho de equipas no que foi apelidada de ‘Missão Bombeiro’, com a participação de alunos do ISCTE-IUL a decorrer nas instalações do Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO).

 

Caso pretenda obter mais informações ou participar no estudo, envie um email para teamside.iscte@gmail.com

Voltar ao topo