Notícias

Investigação • 10 dez 2018
Professor do ISCTE-IUL eleito para Sociedade Europeia

O docente e investigador Tiago Correia do ISCTE-IUL foi eleito para o Comité Executivo da ESHMS (Sociedade Europeia para a Saúde e a Sociologia Médica), para o mandato 2019-2022.


A ESHMS (Sociedade Europeia para a Saúde e Sociologia Médica) está entre as mais prestigiadas comunidades académicas dedicadas ao estudo sociológico dos temas relacionados com a saúde e ligação da investigação ao espaço político.

O ISCTE-IUL acolheu o último congresso bienal da ESHMS, sob a presidência de Tiago Correia. Este investigador e docente da ESPP doutorou-se em Sociologia no ISCTE-IUL (2011). Licenciou-se também no ISCTE-IUL em Sociologia e Planeamento (2007).

Actualmente exerce funções como professor auxiliar convidado (Departamento de Sociologia) e investigador integrado (CIES-IUL) na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da saúde, políticas de saúde e epistemologia médica.

Com 10 anos de experiência no ensino académico; supervisão e como revisor, também tem estado envolvido em redes científicas na Europa, Canadá e Brasil sobre temas relacionados com a governança dos sistemas de saúde, funcionamento organizacional, comportamento e interacções dos profissionais, narrativas dos pacientes, desigualdades na saúde e ética.

É frequentemente convidado para leccionar seminários e formação especializada a reguladores, profissionais de saúde, gestores e advogados. Também desempenha funções de aconselhamento técnico em instituições portuguesas e internacionais sobre metodologias científicas e tomada de decisão política com base em evidência académica, além de fazer parte de painéis consultivos de projectos de investigação com financiamento competitivo. O seu trabalho tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas de circulação internacional. O seu percurso tem sido distinguido com diversos prémios e distinções.

Voltar ao topo