Notícias

Institucional • 11 dez 2019
Iscte é líder em sustentabilidade ambiental no UI GreenMetric

O Iscte entrou pela primeira vez no índice UI GreenMetric, um ranking que classifica as Universidades mais sustentáveis do mundo relativamente ao seu desempenho em 2018, tendo alcançado o 3º lugar a nível nacional. A nível internacional, a instituição encontra-se nas primeiras 300 universidades entre um total de 780 instituições de ensino superior de 85 países.

O Iscte destacou-se na categoria de Educação e Investigação pelo forte impacto da sustentabilidade nas unidades curriculares e realização frequente de eventos e iniciativas nesta área. Ao nível do campus, o Iscte destaca-se ainda nas áreas de Gestão de Residuos, o que implica a existência de programas de reciclagem e de redução do uso de plástico, bem como no plano dos Transportes e Mobilidade, pelo incentivo à utilização de meios de transporte sustentáveis.

Durante o ano de 2018, foram realizadas alterações significativas no sistema de reciclagem e organizados dezenas de eventos e ações de formação na área da sustentabilidade. Desenvolveram-se ainda ferramentas que permitem a monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao nível do Ensino e da Investigação.

O Iscte garantiu, ainda, em 2018, a certificação ambiental do campus pela norma ISO14001, um reconhecimento internacional atribuído apenas às instituições que asseguram o cumprimento e a implementação das melhores práticas ambientais.

Voltar ao topo