Notícias

Institucional • 18 jul 2021
Júlio Pedrosa reeleito Presidente do Conselho Geral

Antigo Reitor da Universidade de Aveiro e ministro da Educação do XIV Governo Constitucional assume o segundo mandato como presidente deste órgão de governo do Iscte.

Júlio Pedrosa foi hoje reeleito presidente do Conselho Geral do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, para o mandato de 2021 a 2025.

Professor catedrático aposentado, Júlio Pedrosa tem no seu currículo uma vasta e reconhecida atividade ligada à educação, tendo sido Reitor da Universidade de Aveiro e ministro da Educação com responsabilidades sobre o Ensino Superior.

Além de Júlio Pedrosa, integram o Conselho Geral, na qualidade de personalidades externas de reconhecido mérito, a ex-presidente do INE Alda Carvalho, o sociólogo André Santos Pereira, a jornalista Cândida Pinto, o vogal do conselho diretivo do Alto Comissariado para as Migrações José Reis, a socióloga Paula Castelão, o fundador do Greenfest e Bluefest Pedro Norton de Matos, o coreógrafo Rui Horta, a ex-secretária de Estado e deputada Suzana Toscano e o arquiteto Tiago Mota Saraiva. (ver biografias aqui)

O Conselho Geral do Iscte integra 23 membros eleitos pelos seus pares – 17 docentes e investigadores, cinco estudantes e um funcionário – que cooptam dez personalidades externas de reconhecido mérito.

Entre as competências do CG encontra-se a aprovação dos planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor; a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; a aprovação dos planos anuais de atividades e apreciação do relatório anual das atividades da instituição; eleger o Reitor; e propor ao membro do governo com a tutela do Ensino Superior, personalidades de elevado mérito e experiência profissional, reconhecidos como especialmente relevantes para integrarem o Conselho de Curadores

Voltar ao topo