Notícias

Institucional • 15 set 2021
Semana Europeia da Mobilidade - Traga a sua bicicleta

Anualmente, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de usufruir uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa organizada pela Comissão Europeia, à qual o Iscte se associa com o desenvolvimento de ações que fomentem práticas de mobilidade sustentável.

Este ano, volvidas duas décadas da SEM, o Iscte convida no próximo dia 22 de setembro toda a comunidade a deslocar-se de bicicleta para o campus. Se sempre quis tentar vir de bicicleta todo percurso até ao Iscte, este é o desafio ideal para si! O trajeto é muito longo? Não se preocupe! O metropolitano e os comboios estão preparados, de forma gratuita, para fazer parte do seu trajeto com a bicicleta.


Benefícios do uso da bicicleta

  • Melhora a qualidade de vida (acelera o metabolismo, melhora a resistência muscular, desenvolve o bem-estar, aumenta o fôlego, ajuda a reduzir o colesterol, a controlar a glicemia no sangue, a regular a pressão arterial, entre outros benefícios à saúde);
  • Aumento da produtividade e motivação;
  • Facilidade no acesso ao trabalho, escola etc.
  • Diminui a quantidade de carros nas ruas;
  • Menor incidência de CO2 no ambiente.

Um passo para uma mobilidade sustentável

Durante a manhã, das 10h às 13h, haverá uma banca no Pátio Central do Iscte para pequenos arranjos, afinações e ajustes - bem como outras dúvidas - na tua bicicleta. O serviço é totalmente gratuito, em parceria com a Cicloficina dos Anjos.

No Iscte há vários locais onde deixar a bicicleta, nomeadamente nas entradas principais dos Edifícios I e II, e no parque de estacionamento coberto do edifício II.


Voltar ao topo