Notícias

Institucional • 01 mar 2023
Hestnes Ferreira, a criação do Iscte e os espaços

Há um século, o território onde hoje se encontra implantado o Iscte era campo agrícola, que abastecia Lisboa de hortícolas e outras culturas.  

Hoje, o campus do Iscte está no centro da capital e abastece a cidade e o mundo de criatividade e inovação, seja no ensino superior ou na investigação.

Agora é possível fazer uma visita à evolução do Iscte, através do novo site no qual apresentamos O SÍTIO, OS EDIFÍCIOS e O ARQUITETO, alargando o olhar sobre o Iscte Instituto Universitário de Lisboa, a partir da arquitetura e do urbanismo. É o resultado de um trabalho de pesquisa das arquitetas Alexandra Saraiva e Paula André e do arquiteto João Alves da Cunha (vide notas biográficas).

Deste modo evocamos também 50 anos de um contínuo encontro salutar entre o Iscte e Lisboa – encontro profícuo, mais recentemente alargado também a Sintra.

Na origem do edificado está, não só a visão de Adérito Sedas Nunes, mas também o planeamento e conceção do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira.

É ele e a sua obra que se revisita na exposição Hestnes Ferreira - Forma | Matéria | Luz, inaugurada a 11 de fevereiro, na Casa-Atelier José Marques da Silva, no Porto. São curadores Alexandra Saraiva, Patrícia Bento de Almeida e Paulo Tormenta Pinto – todos investigadores do Dinâmia’CET do Iscte. A partir de extenso e invulgar trabalho, colocaram em prática um exercício de observação e análise assente na formulação de três pilares - Forma | Matéria | Luz, os quais estruturam o percurso da exposição sobre Hestnes Ferreira.

Espera-se que a mostra chegue a Lisboa no último trimestre de 2023.

 

Notas biográficas 

João Alves da Cunha

Arquiteto pela FAUTL (1998) e Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela mesma faculdade (2003). Doutor em História da Arquitetura pela FAUL (2014), com a tese “MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa e os anos de ouro da Arquitetura Religiosa em Portugal no século XX”, sob a orientação dos arquitetos José Manuel Fernandes e Nuno Teotónio Pereira, trabalho distinguido pela FAUL com o Prémio Professor Manuel Tainha.

Tem organizado, desde 2010, encontros e conferências na área da arquitetura, destacando-se o VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea, que se realizou na cidade do Porto em 2019.

Tem realizado trabalho de curadoria de exposições, contando-se várias no Iscte, como "51 fotografias - António Dornelas" (2022) e "Short Stories and Biographies - Contos e Biografias" (2022). É conferencista e autor de diversos livros e artigos na área da arquitetura religiosa.

É investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, onde tem colaborado em projetos de investigação como “A Igreja Católica e a cidade moderna” (2015) e “Dominicanos. Arte e Arquitetura Portuguesa. Diálogos com a Modernidade” (2018).

 

Paula André

Doutorada em Arquitetura pelo Iscte Instituto Universitário de Lisboa e mestre em História da Arte pela FCSH Universidade Nova de Lisboa. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Iscte, diretora do Mestrado em Arquitetura e Cultura Visual em Lisboa e coordenadora do Núcleo de Investigação Arquitetura e Cultura Visual, no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos. É docente do Mestrado Integrado em Arquitetura, do Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura e investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território - Dinâmia’CET – Iscte.

Membro da equipa de investigação do Projeto FCT “Exportar Portugal. A diplomacia cultural e as estratégias de rebranding do Estado Novo nos Estados Unidos (1933-1974)”, IR Anna Rita Gori (2022. 08653.PTDC, março 2023 - janeiro 2026).

Coordena o “Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão” em parceria. É também membro do Comité Editorial da Revista “ARA”, editada pelo Grupo Museu/Patrimônio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Revista "Cidades, Comunidades e Territórios", editada pelo Dinâmia’CET  Iscte.


Alexandra Saraiva

Licenciada em 1995 e Mestre em Arquitetura a 2008 pela Universidade Lusíada, Porto. Doutorada em Arquitetura pela Universidade da Corunha em 2011 com a tese “A influência de Louis I. Kahn na obra de Hestnes Ferreira”. Ainda é atualmente a única tese de doutoramento sobre este arquiteto português. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto, desde 1996. Orientadora de dissertações de Mestrado em Arquitetura. Investigadora (2007-2015) no Centro de Estudos do Território, Arquitetura e Design (CITAD), com vários artigos publicados e participação em conferências nacionais e internacionais.

Entre 2015 e 2022, membro integrado do Dinâmia’CET – Iscte, como investigadora de Pós-Doutoramento, com bolsa da FCT (SFRH/BPD/111869/2015), para o desenvolvimento da investigação "Monumentalidade revisitada - Hestnes Ferreira, entre a intemporalidade europeia e o classicismo norte-americano (1960-1974)". Investigadora Auxiliar no Iscte, no período de abril de 2022 a 2028 (2021.02417.CEECIND).

Desde 2018, colabora com o Centro de Documentação e Investigação em Cultura Arquitetónica (CICA) da Fundação Marques da Silva (FIMS), Universidade do Porto, para tratamento documental, do arquivo de Raúl Hestnes Ferreira.

Principais temas de investigação: Arquitetura; Representação; Cidade e Território; Arquitetura participativa; Habitação; Arquivos de Arquitetura; Portugal.

Voltar ao topo