Notícias
O novo edifício Iscte-Conhecimento e Inovação, situado no campus de Lisboa, foi erguido com base em três valores: sustentabilidade ambiental, estética e inclusão da Nova Bauhaus Europeia.
A reabilitação do novo edifício, que recuperou o edificado que albergava o IMTT, possibilitou a reutilização de 40% dos materiais existentes. A reconstrução promove a captação de luz natural e recorreu à utilização de materiais e sistemas construtivos que asseguram a maior durabilidade do edifício, assegurando o reforço sísmico estrutural.
A intervenção no espaço envolvente permitiu a reconfiguração dos acessos existentes e a criação de espaços exteriores ajardinados, que funcionam como elementos de retenção de água e gases poluentes, potenciam a diversidade biológica e oferecem à comunidade um ambiente seguro e saudável.
Ao nível dos recursos, a reconstrução assentou na promoção da eficiência energética, com a redução dos materiais de construção, e um sistema de gestão técnica centralizado. Prevê-se ainda a adoção de tecnologias solares e o aproveitamento, tratamento e reutilização dos recursos hídricos.
O reconhecimento das boas práticas ao nível da sustentabilidade do novo edifício do Iscte está presente na atribuição do Pré-Certificado Energético com classificação máxima (A+).
Com esta obra cumpre-se o grande objetivo da integração do Iscte, na comunidade e no território envolvente.