Notícias

Iscte • 06 fev 2024
Iscte-Meta Digital dá formação no “Impulso Digital para a Administração Pública”

O Iscte-Meta Digital é uma das entidades que vai participar no Programa Cloud AP, um conjunto de cursos que o INA (Instituto Nacional de Administração I.P.) organiza ao abrigo do IP>AP Impulso Digital para a Administração Pública. Trata-se de um programa de formação, composto por quatro cursos dirigidos a diferentes perfis profissionais, que se iniciará em abril de 2024:

O custo da formação varia entre cursos e os candidatos selecionados terão uma bolsa concedida no âmbito do PRR, de 50% do valor total.

A responsabilidade da formação nesta iniciativa do INA engloba além do Iscte-Meta Digital, o Técnico +, a NOVA FCT, o ISEG e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Com esta formação pretende-se uma capacitação dos recursos humanos da Administração Pública para obter ganhos de eficiência e menor esforço na gestão de sistemas, deste modo, democratizando o acesso aos serviços públicos.

Cloud AP é um programa formativo dirigido aos diferentes perfis profissionais implicados na mobilização e adoção de soluções cloud computing, ou computação em nuvem, nos organismos públicos. O Programa Cloud AP é uma iniciativa conjunta do INA com cinco instituições de Ensino Superior, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Estratégia de Cloud para a Administração Pública portuguesa foi aprovada em 2020, numa visão assente na “Adoção da Cloud pública, sempre que possível, em modelo inteligente, seguro e eficiente.” Está em linha com a alavancagem de economia digital da União Europeia.

Para mais informações,  consulte o site do INA.   

 

Voltar ao topo