Notícias

Cursos • 26 jul 2024
Iscte propõe formação para requalificar profissionais do setor dos transportes públicos

O Iscte, através do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-Iscte) e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) vai lançar, com o apoio das universidades do Minho e do Porto, uma formação em “Mobilidade do Futuro”, dirigida a quadros públicos e privados dos transportes em Portugal.

A Pós-Graduação em Mobilidade do Futuro foi criada com o objetivo de colmatar a falta de qualificação dos profissionais do setor e assenta em cinco pilares fundamentais com o objetivo de responder aos desafios das cidades do futuro: Sustentabilidade, Digitalização, Autonomia, Multimodalidade e Descarbonização. 

Este curso online*, estruturado em apenas 12 semanas, destina-se a profissionais do setor público que exercem funções no âmbito do planeamento e gestão da mobilidade, profissionais do setor privado, incluindo operadores de transportes e consultores, que pretendam assumir um papel pioneiro na mobilidade sustentável e conduzir o caminho para transições da mobilidade, profissionais de organizações que dispõem ou são utentes de sistemas de mobilidade e ainda todos os outros profissionais que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos no domínio da mobilidade. As aulas decorrem segunda e terça-feira entre as 14h e as 18h.

Sofia Kalakou, diretora do curso e investigadora do Business Research Unit (BRU-Iscte), afirma:


“as atuais condições de mobilidade e a evolução das necessidades dos cidadãos exigem uma reformulação da oferta, a qual só poderá ser eficiente, e fazer subir a utilização dos transportes públicos, se nas empresas, nos operadores de transportes, nas consultoras, na administração central e no poder local, houver mais quadros técnicos com capacidade para integrar novos serviços e novas tecnologias”.


O programa curricular desta nova oferta formativa do Iscte visa, por conseguinte, responder à necessidade de mais quadros com competências para desenhar e gerir no país a transição para uma mobilidade sustentável, inteligente e inclusiva, cruzando áreas como a Engenharia, a Gestão e as Ciências Sociais e permitindo servir as necessidades dos cidadãos e dos habitantes, não só das grandes cidades mas também das zonas em que a oferta de transportes públicos é ainda escassa. 

No ano letivo 2024/2025 a Pós-Graduação em Mobilidade do Futuro é financiada ao abrigo do PRR e a propina é gratuita, sendo apenas necessário o pagamento das taxas de candidatura e inscrição.

As candidaturas para a Pós-Gradução em Mobilidade do Futuro estão abertas até 28 de agosto.  

Qualquer questão deve ser encaminhada para candidaturas.ipps@iscte-iul.pt.

No ano letivo 2024/2025 a Pós-Graduação em Mobilidade do Futuro é alvo de financiamento do Programa "Impulso Adulto", ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de aplicação nacional.

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


*As sessões de abertura e encerramento do Curso irão decorrer de modo presencial, no campus do Iscte em Lisboa, com jantar incluído.

Voltar ao topo