Notícias
Os projetos de investigação de José Soares Neves, Frederico Cantante e Renato do Carmo foram selecionados para financiamento no âmbito do concurso Science4Policy – S4P-24 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
Foram publicados no dia 5 de agosto os resultados finais da 2.ª edição do concurso de estudos de ciência para as políticas públicas. Nesta edição, foram selecionados 18 estudos liderados por investigadoras/es de várias áreas científicas, em linhas temáticas distintas que correspondem a necessidades concretas de política pública identificadas pela RePLAN — Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública.
Entre os estudos selecionados, encontram-se 3 conduzidos por investigadores do Iscte:
- "Inovação em Avaliação de Políticas Públicas de Arte e Cultura (A&C-IMPACTPP)" liderado por José Soares Neves, investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte);
Este estudo tem como principal objetivo o desenho de um quadro de indicadores de monitorização e avaliação de apoio aos decisores e às estruturas de gestão do Programa de Apoio Sustentado na modalidade quadrienal (PAS4), implementado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES).
- "Alterações climáticas, políticas públicas e desigualdades (ClimatEquality)" liderado por Frederico Cantante, investigador do CoLABOR - Associação Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, que o Iscte integra, e ainda investigador do CIES-Iscte;
O projeto ClimatEquality tem como objetivo desenvolver um diagnóstico integrado e compreensivo acerca dos impactos das alterações climáticas nas desigualdades no domínio dos rendimentos do trabalho e fiscalidade, bem como contribuir para o desenho e avaliação de políticas públicas nesta área.
- "Os níveis da descentralização na luta contra a pobreza: as novas competências municipais na ação social (POV_LEVELS)" liderado por Renato do Carmo, investigador do CIES-Iscte.
Este projeto tem como objetivo criar um sistema de indicadores para a política de rendimento social de inserção (RSI), servindo de base para a criação de um modelo de avaliação de prestação de serviço desta política.
Estão disponíveis mais informações sobre os projetos selecionados aqui.
Cada um dos projetos culminará com a entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para os problemas identificados. Foram valorizadas colaborações com entidades da Administração Pública e parceiros da sociedade civil no contexto das temáticas abordadas.
O Concurso Science4Policy integra-se num portefólio de projetos do PlanAPP que visa promover uma cultura de ciência para as políticas públicas e aproximar as comunidades de investigadores e decisores políticos.