Notícias
Sandra Loureiro, Susana Batel, Fernando Ferreira, Maria José Sousa, Ana Brochado, Sérgio Moro, Eduardo Medeiros, Octavian Postolache, Sandro Mendonça, Nuno Bento e David Cairns encontram-se entre os 2% de investigadores mais citados do mundo de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford e publicado pela Elsevier.
Os investigadores têm o seu nome listado na categoria “citações do último ano (2023)”. Sandra Loureiro e Octavian Postolache são também distinguidos na “lista de carreira”.
A “World’s Top 2% Scientists List” publicada aqui tem como base a Scopus, uma base de dados internacional de artigos científicos, baseando-se em métricas de citação padronizadas e precisas, que visa combater os abusos de autocitação. O número de citações permite avaliar o impacto e a influência dos investigadores e das suas instituições.
Este reconhecimento evidencia o compromisso contínuo do Iscte com a excelência no Ensino e na Investigação, reforçando a importância do investimento contínuo em Investigação e Desenvolvimento, na produção e transmissão de conhecimento científico.
OS INVESTIGADORES
Sandra Loureiro
Sandra Loureiro é investigadora da Business Research Unit do Iscte (BRU-Iscte) e desenvolve a sua investigação nas áreas do Marketing e do Turismo. Este ano, encontra-se entre os 20 investigadores mais citados na área do Marketing, de um total de 14.139 especialistas em Economics & Business, subindo 3 posições em relação ao ano passado.
Conheça o projeto “Avaliar a sustentabilidade do turismo europeu” da investigadora Sandra Loureiro que saiu no último número da Revista EntreCampus.
Susana Batel
Susana Batel é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) e destaca-se nas categorias da Psicologia Social e da Transição Energética.
O número 4 da Revista EntreCampus foca o projeto Smart-BEEjS da investigadora que se debruça sobre as desigualdades geradas pela transição energética e explica por que se interessa a Psicologia por esta temática.
Fernando Ferreira
Fernando Ferreira é investigador integrado da Business Research Unit (BRU-Iscte), desenvolvendo a sua investigação na área da Gestão. É o investigador responsável do projeto “SUSPITALITY/CiTUR-Madeira A Socio-Technical Approach to Sustainability Determinants in the Hospitality Sector in Madeira”.
Maria José Sousa
Maria José Sousa é também investigadora da Business Research Unit (BRU-Iscte), desenvolvendo a sua investigação nas áreas das Políticas Públicas, Inovação e Digitalização, Educação Digital e Ciência de Dados. É distinguida na área da Inteligência Artificial.
É a investigadora responsável de três projetos de investigação que se encontram a decorrer.
Ana Brochado
Ana Brochado é investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Dinâmia’CET-Iscte). Desenvolve a sua investigação na área do Marketing. Alcançou a 250.ª posição na categoria de Sports, Leisure & Tourism.
Sérgio Moro
Sérgio Moro é investigador do Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-Iscte). Distingue-se na categoria da Inteligência Artificial e Processamento de Imagens.
Eduardo Medeiros
Eduardo Medeiros é também investigador do Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-Iscte). As suas áreas de investigação prendem-se com a Coesão e Cooperação Territoriais, a Avaliação de Impactos Territoriais e o Desenvolvimento Territorial. Distingue-se na área do Planeamento Regional e Urbano.
Octavian Postolache
Octavian Postolache é investigador integrado do Instituto de Telecomunicações (IT-Iscte). Distingue-se na categoria de Engenharia Biomédica, estando a Termografia Aplicada e a Realidade Virtual e Realidade Aumentada para Jogos Sérios em Fisioterapia entre as suas áreas de investigação.
Sandro Mendonça
Sandro Mendonça é investigador do Grupo de Economia da Business Research Unit (BRU-Iscte). O seu trabalho científico e técnico tem incidido primeiramente sobre economia da inovação e política industrial. Tem também desenvolvido atividade na área da prospetiva estratégica, na temática da sustentabilidade, e em desafios-agenda relacionados a segurança e defesa.
Nuno Bento
Nuno Bento é investigador do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Dinâmia’CET-Iscte). Concentra a sua investigação nas áreas da Mudança Tecnológica, Estudos de Inovação e Energia e Alterações Climáticas.
O caminho para a descarbonização começa em casa? A resposta de Nuno Bento no número 2 da Revista EntreCampus.
David Cairns
David Cairns é investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sendo que os seus campos de estudo incluem a juventude, mobilidade, educação e trabalho. É coordenador global do projeto “CircCi – Circulação na Ciência: Mobilidade, Precaridade e Crescimento Económico”.
Muitos destes investigadores já figuravam na lista publicada em 2023. Mais informação aqui.