Notícias
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) será um dos quatro projetos apresentados na Web Summit 2024, em Lisboa, no âmbito das iniciativas financiadas pela União Europeia, através da Comissão Europeia - DG CNECT e da Agência Executiva Europeia para a Saúde e o Digital (HaDEA).
O ManagiDiTH é um projeto com a duração de quatro anos, iniciado em janeiro de 2023 e financiado pelo Programa Europa Digital, que visa criar um currículo de Mestrado inovador que capacite profissionais de saúde e do setor digital com as competências necessárias para desenvolver processos e serviços de transformação digital no setor da saúde.
Durante a Web Summit 2024, o projeto ManagiDiTH será apresentado por Maria do Carmo Gomes, Investigadora Principal do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), num workshop dedicado à exploração de oportunidades de financiamento atuais e futuras, fomentando ainda a criação de ligações e parcerias mais próximas. Esta sessão terá lugar no dia 13 de novembro e é dedicada a projetos financiados pela UE que investigam ou promovem tecnologias digitais e competências de ponta, com um enfoque especial em Inteligência Artificial.
O projeto é liderado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e implementado por um consórcio de sete parceiros de três países europeus: Laurea University of Applied Sciences (Finlândia), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), Instituto de Telecomunicações, Whymob, Lda., Clinipower Finland Ltd. e Mundiserviços - Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda.
A equipa do projeto está a conceber e a implementar um Mestrado Europeu conjunto, coordenado pelo Iscte-Sintra, contribuindo para capacitar 20 milhões de profissionais em competências digitais. Mais de 200 estudantes candidataram-se à primeira edição deste ano letivo, com mais de 180 a frequentarem o programa online, representando 18 nacionalidades.
O Mestrado ManagiDiTH inclui, na componente de Competências Digitais, um conjunto de conteúdos curriculares ligados a estas temáticas, altamente relevantes para os dois grupos-alvo do curso - profissionais da saúde e do setor digital - pois são essenciais para apoiar os processos de transformação digital no setor da saúde.
O projeto estará também representado no stand da HaDEA, onde a Diretora do Mestrado, Professora Margarida Santos, docente do Iscte-Sintra, e o estudante Gonçalo Envia, estarão disponíveis para responder às questões dos visitantes provenientes de todo o mundo.
Espera-se que esta participação do projeto ManagiDiTH num evento global de relevo sobre desenvolvimento digital e tecnológico possa representar uma excelente oportunidade para atrair novos estudantes para a próxima edição (as candidaturas abrem no final de janeiro aqui), assim como para estabelecer novas parcerias com o setor privado e outras entidades institucionais.".