Notícias
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa associa-se à Universidade de Coimbra, Universidade Aberta, Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto e à Fundação Mário Soares e Maria Barroso nas comemorações do centenário de Mário Soares.
No Iscte, encontra-se já patente a Exposição "Mário Soares: 100 anos", que pode ser visitada no piso 1 do Edifício 2. Esta exposição dá a conhecer a vida de Mário Soares, o seu pensamento, interesses e valores, a sua luta e ação pela liberdade e pela democracia, bem como o seu legado nacional e internacional.


Entre os dias 9 e 10 de outubro de 2025, irá decorrer na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra o Congresso Mário Soares: uma vida entre séculos. O evento reúne académicos e cientistas para analisar, debater e refletir sobre o percurso intelectual e político de Mário Soares.
O Iscte assinala as comemorações do centenário de Mário Soares, reafirmando o seu compromisso como espaço de promoção dos Direitos Humanos, do Estado de Direito e da Liberdade. Esta associação destaca ainda o contributo do Iscte em áreas como a História, as Políticas Públicas, as Ciências Sociais e a Ciência Política.
Luísa Tiago de Oliveira, docente do Departamento de História da Escola de Sociologia e Políticas Públicas e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), é a representante do Iscte na comissão organizadora das comemorações.
Recordamos a participação de Mário Soares no Colóquio Vozes da Revolução: Guerra Colonial e Descolonização, promovido no Iscte pelo então Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do Iscte, pelo Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e a Associação 25 de Abril. Neste colóquio, participou, a 16 de abril de 2010, na sessão "Testemunhos”, cuja gravação em vídeo, agora disponibilizada aqui, constituiu um importante documento sobre momentos decisivos de Mário Soares como governante que permanecem para a memória histórica do nosso país.
As comemorações do Centenário, promovidas pela Fundação Mário Soares, contam com um extenso programa de atividades espalhadas por todo o país que pode ser consultado aqui, juntando-se-lhe ainda, a partir de maio de 2025, a comemoração do Centenário de Maria de Jesus Barroso.