Notícias

Investigação • 11 fev 2025
Lançadas bases de formação de quadros para o Espaço Europeu de Dados de Saúde

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa coordena um consórcio que, aliando universidades, hospitais e empresas de tecnologia, de mais de 18 países da União Europeia (UE), vai implementar a partilha eficiente de dados na área da saúde. Este modelo - Xpanding Innovative Alliance - permitirá tratamentos mais personalizados e evitará a repetição de exames e procedimentos médicos pelos pacientes e unidades de saúde, independentemente do país. Para tal será necessária a qualificação dos profissionais, estimando-se que o consórcio vá formar mais de dez mil profissionais do setor da saúde e das tecnologias de informação na UE, até 2028, de forma a responder às exigências da legislação europeia sobre a partilha de dados clínicos.

O lançamento oficial do projeto XiA decorre nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2025, no Iscte, em Lisboa.

Com larga experiência nesta área, Henrique Martins, é o investigador do Iscte que coordena a Xpanding Innovative Alliance que procurará garantir a interoperabilidade dos sistemas de saúde na Europa, assegurando o acesso seguro e eficiente aos dados clínicos nos diversos países, sem comprometer a privacidade dos pacientes.

 O XiA reúne atualmente 23 parceiros de 18 países, incluindo hospitais, universidades, ONG e empresas de tecnologia. Entre os parceiros destacam-se a Laurea University of Applied Sciences e a Clinipower, da Finlândia; a Aristotle University of Thessaloniki e a University of Crete, na Grécia; e a Fyrstain, de França. Em Portugal, participam o Iscte, a Universidade do Minho e a Unidade Local de Saúde de Santo António. No total, o projeto XiA prevê envolver cerca de uma centena de entidades.

No primeiro ano deste projeto, que conta com o financiamento do programa Erasmus+, serão desenvolvidos o currículo e os cursos. No segundo ano, serão implementados os primeiros cursos e será desenvolvida uma estratégia de inovação e interoperabilidade. No terceiro ano, os conteúdos e cursos serão expandidos para um maior número de entidades parceiras. No quarto e último ano o foco será a consolidação e sustentabilidade dos resultados, garantindo que os cursos desenvolvidos sejam amplamente adotados e mantidos a longo prazo

 

 

Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...