Notícias

Internacional • 24 mar 2025
Investigadora do CEI-Iscte participou no relatório europeu sobre diplomacia científica

Uma docente da Escola de Sociologia e Políticas Públicas Iscte foi um dos dois portugueses que deu o seu contributo para o relatório de especialistas "Um Marco Europeu para a Diplomacia Científica”, documento que resulta de um processo que envolveu 130 cientistas europeus durante seis meses, em várias reuniões e conferências internacionais, com o intuito de produzirem recomendações para um futuro padrão europeu de diplomacia científica.


Este relatório, para o qual contribuiu Cátia Miriam Costa, também investigadora do CEI - Iscte, bem como o investigador José Mourato Pinto, da Universidade do Minho, dá continuidade às conclusões do Conselho Europeu que, em 2021, solicitou que fosse desenvolvida uma  Agenda Europeia para a Diplomacia Científica, ideia que veio a ser reforçada dois anos depois pelo Conselho Informal de Competitividade.

O relatório foi apresentado publicamente em meados de fevereiro e analisa o estado atual da diplomacia científica europeia e as recomendações incluem propostas estratégicas, operacionais e instrumentais para melhorar a coordenação, identificar sinergias, abordar vulnerabilidades e fortalecer a atuação estratégica da União Europeia no cenário global.

No documento destaca-se a necessidade de a Europa desenvolver os esforços para uma melhor coordenação de sinergias de forma a que a diplomacia de ciência seja mais estratégica. O relatório expõe “as linhas orientadoras para a Comissão Europeia no período 2024-2029, quando a conjuntura internacionalidade torna mais premente que as rivalidades geoestratégicas na Europa precisam de ser mais assertivas de forma a alcançarem os interesses estratégicos comuns”. Entre as recomendações conta-se a sugestão de uma grande conferência europeia sobre esta temática a cada dois anos.

Cátia Miriam Costa integrou o quarto de cinco grupos de trabalho, que tinha o tema “Building capacity for European Science diplomacy”. Foi, concretamente, a rapporteur do subgrupo 1, "Advancing the frontiers and practices of Science Diplomacy through research".

O relatório está acessível aqui. 

Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...