Título
On the road to the world’s most powerful eSports brand: A case study of ESL gaming
Autor
Kirchfeld, Carolin Katharina
Resumo
pt
Neste estudo de caso pedagógico é examinada a empresa ESL Gaming, que é uma das
poucas empresas a receber o próspero setor na atualidade de eSports. Com o objetivo de se
tornar a marca de eSports mais poderosa do mundo, a empresa concentra-se em ampliar sua
forte posição no mercado e suportar a crescente pressão da concorrência. Esse objetivo deve
ser alcançado com uma melhoria na gestão da marca e a criação do compromisso,
possibilitando o relacionamentos sustentáveis com o mesmo. Com esta estratégia deve ser
criada uma vantagem competitiva sustentável e direcionada para o aumento da atratividade
para os investidores e jogadores da marca.
Neste estudo são aplicadas análises quantitativas e qualitativas para obter uma
compreensão abrangente do setor, cobrindo o mercado de eSports e o desempenho comercial
da ESL Gaming. Posteriormente, fatores críticos de sucesso são analisados e recomendações
para uma estratégia de compromisso com o cliente ao longo do modelo AER (Aquisição-
Expansão-Retenção). Com base nos resultados são apresentadas implicações para a gestão.
A resolução do caso mostra a alteração atual no mercado, o qual está a passar dum
mercado determinado pela empresa para um mercado orientado ao consumidor. Os
consumidores de eSports exigem um papel ativo nos relacionamentos marca-cliente. Assim,
a ESL Gaming deve focar-se na implementação de uma solução de CRM (gestão do
relacionamento com o cliente) que ajude a fornecer ofertas individuais por meio de canais
digitais, mas também offline, com base nas jornadas individuais dos clientes. Assim,
conteúdo personalizado e de qualidade elevada, ofertas aprimoradas de streaming,
mercadorias, emissão de bilhetes e ofertas no local, além de opções móveis ao longo da
jornada de relacionamento identificada, prometem relacionamentos de longo prazo. Com
efeito, as intenções de compra, a relação custo-benefício e a co-criação são aprimoradas
levando a uma vantagem competitiva sustentável.
en
With this pedagogical case study, the company ESL Gaming, which is one of the few
companies that have recognized the potential of the nowadays thriving eSports sector at early
stage, is examined. Aiming to become the world’s most powerful eSports brand, the
enterprise focuses on extending their strong market position and withstand growing pressure
of competition. This goal is intended to be reached with an improvement in brand
management and the creation of customer engagement that decides on sustainable customer
relationships. Herewith, a sustainable competitive advantage shall be created, directing at
the goal to increase attractiveness for brand investors and gamers.
In order to gain comprehensive understanding of the industry, quantitative and
qualitative analyses are applied, covering the eSports market and business performance of
ESL Gaming. Subsequently, critical success factors are analysed and recommendations for
a customer engagement strategy along the AER model (Acquisition-Expansion-Retention)
are developed. Based on the results, business implications are presented.
The case resolution displays the current alteration in the market. It is moving from a
merchant-determined to a consumer-oriented market. eSports consumers demand an active
role in brand-customer-relationships. Thus, ESL Gaming should focus on implementing a
CRM (Customer Relationship Management) solution that helps providing one-on-one
offerings through digital, but also offline channels on the basis of individual customer
journeys. Therewith, personalized and high-quality contents, improved streaming offers,
merchandise, ticketing and on-site offerings, as well as mobile options along the identified
relationship journey, promise long-term relationships. In effect, purchase intentions, cost-effectiveness
and co-creation, leading to a sustainable competitive advantage, are enhanced.