Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A desigualdade de género na apresentação dos telejornais nacionais: o caso dos pivots

Autor
Lopes, Beatriz Maria Duarte
Resumo
pt
As organizações da media têm o poder de reforçar a desigualdade de género através da disseminação de estereótipos de género. Consciente de que vários estudos no passado demonstraram que as mulheres são sub-representadas ou simbolicamente aniquiladas nos media, optou-se por testar se tal acontece também em Portugal com as pivots dos telejornais. Neste trabalho, decidiu-se fazer uma investigação de metodologia mista, que tem como principal propósito analisar a desigualdade de género no que diz respeito aos pivots que apresentam os principais telejornais nacionais portugueses. No que concerne à análise quantitativa, esta foi realizada durante um período de um ano e teve como principal objetivo recolher dados que ajudassem a determinar se o número de mulheres e homens a apresentar os principais telejornais nacionais é igual ou desigual. Paralelamente, fez-se também uma análise qualitativa através de entrevistas a pivots de telejornais e a estudantes de jornalismo, para que fosse possível compreender a forma como ambas presenciam e interiorizam a desigualdade de género. Com base na primeira análise foi possível verificar que existe uma desigualdade de género significativa entre homens e mulheres que apresentam os telejornais, o que vem reforçar os estereótipos de género tradicionais. Por outro lado, apurou-se, através das entrevistas realizadas, que a maioria das pivots, bem como a maioria das estudantes, consideram que não existe qualquer discrepância ou desigualdade de género na apresentação dos telejornais nacionais. Porém, apesar de não reconhecerem tal discrepância, conseguiram identificar causas e entraves, assim como mecanismos sociais que asseguram a sua existência.
en
Media organizations have the power to reinforce gender inequality through the spread of gender stereotypes. In the past, several studies have shown that women in the media are underrepresented or symbolically annihilated. Considering this, we decided to test if this also happens with the news-anchors that present the newscasts in Portugal. Within this context, in this research, we have used a mixed methodology investigation. Its main purpose is to analyze gender inequality as concerns the news-anchors who present the main Portuguese newscasts. In regard to the quantitative analysis, we have collected data during one year. The purpose of this analysis was to determine whether the number of women and men presenting the national newscasts is equal or unequal. At the same time, a qualitative analysis was also carried out through interviews with both news-anchors and journalism students, so as to understand the way in which both witness and internalize gender inequality. Based on the first analysis, it was possible to verify that there is a significant level of gender inequality between men and women who present the newscasts, which reinforces the traditional gender stereotypes. On the other hand, the majority of news-anchors and students interviewed consider that there is no gender discrepancy or inequality in the presentation of national newscasts. However, despite not recognizing such a discrepancy, both these groups managed to identify causes and obstacles, as well as social mechanisms that underpin its existence.

Data

15-dez-2020

Palavras-chave

Media
Gender
Género
Jornalismo
Journalism
Telejornal
Desigualdade de género
Gender inequality
Pivots
News-anchors
Newscasts

Acesso

Acesso livre

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