Título
How virtuality impacts start-up employees performance through its influence on entrepreneurship passion
Autor
Dias, Marta Correia
Resumo
pt
Há evidências de que as organizações têm aumentado o uso de equipas virtuais nos últimos
anos e aliado a isso existem muitas vantagens. Ainda assim, não há certeza de que estas equipas
tenham um efeito positivo da virtualidade na sua performance. O presente estudo, através de
um questionário, examinou como é que a paixão empreendedora da equipa mediou a relação
entre virtualidade e performance e como o conflito de trabalho moderou o efeito da paixão
empreendedora da equipa na performance. Uma amostra de 41 start-ups foi analisada por meio
de um modelo de mediação moderada; e os resultados indicam que a virtualidade está
positivamente relacionada com a performance e que também a paixão empreendedora da equipa
contribui para uma boa performance. Por outro lado, a relação entre virtualidade e paixão
empreendedora da equipa é menos clara, sendo que o seu positivo impacto depende do valor
informacional e do grau de utilização com que a equipa recorre a ferramentas virtuais para
trabalhar. São discutidas implicações práticas dos resultados e levantadas possíveis perguntas
para futuras pesquisas.
en
There is evidence that organizations have increased the use of virtual teams in recent years and
combined with this there are many advantages. However, there is no certainty that these teams
have a virtual positive effect on their performance. This study, through a questionnaire,
examined how team's entrepreneurial passion mediated the relationship between Virtuality and
Team Performance and how the Work Conflict moderated the Team's Entrepreneurial Passion
effect on performance. A sample of 41 start-ups was analyzed using a moderate mediation
model; and the results indicate that the Virtuality is positively related to Team Performance and
that the Team's Entrepreneurial Passion also contributes to good performance. On the other
hand, the relationship between Virtuality and Team Entrepreneurial Passion is less clear, and
its positive impact depends on the informational value and the extent of use with which the
team uses virtual tools to work. Practical implications of the results and possible questions for
future research are discussed.