Título
O impacto da diferenciação de produto no desempenho da empresa
Autor
Galanducho, Ana Margarida
Resumo
pt
A presente dissertação pretende analisar qual o impacto da estratégia de diferenciação de produto
nos resultados da empresa e, portanto, o seu desempenho.
Esta temática tem sido alvo de estudo ao longo dos anos pelo que, o capítulo empírico deste
trabalho de Investigação procura reunir uma panóplia de estudos, dos mais antigos aos mais
recentes, numa perspetiva de comparar as suas ideias e os seus resultados ao longo dos tempos.
Por forma a responder às questões de investigação propostas optou-se por dividir este estudo
em duas fases. A primeira, consiste na análise de alguns indicadores de empresas privadas não
financeiras já existentes no mercado Português, como o valor de capitais próprios; a proporção dos
custos de pesquisa e desenvolvimento face às vendas; o volume de negócios das empresas e os
custos de publicidade e marketing face ao volume de negócios total.
Estes indicadores servem como métodos de cálculo para as variáveis estratégicas definidas e
para a estimação do modelo Econométrico Empírico.
A segunda fase, procura focar-se na visão do consumidor e a sua sensibilidade à relação
qualidade-preço. Assim, foi aplicado um questionário cujas respostas foram alvo de uma análise
estatística detalhada, mostrando, aos olhos do consumidor, a real importância desta temática no
quotidiano.
en
This dissertation intends to analyze the impact of the product differentiation strategy on the
company's results and, therefore, its performance.
This theme has been subject to several studies over the years, so the empirical chapter of this
Research work seeks to bring together a panoply of studies, from the oldest to the most recent, in
a perspective of comparing their ideas and results over time.
In order to answer the proposed research questions, it was decided to divide this study into
two phases. The first consists in the analysis of some indicators of non-financial private companies
that already exist in the Portuguese market, such as the equity value; the ratio of research and
development costs to sales; the turnover of the companies and the advertising and marketing costs
compared to the total turnover.
These indicators are used for calculation methods both for the defined strategic variables and
for the estimation of the Empirical Econometric model.
The second phase seeks to focus on the consumer's view and his/her sensitivity to the quality-price
ratio. Thus, a questionnaire was applied, whose answers were subjected to a detailed
statistical analysis, showing, in the eyes of the consumer, the real importance of this theme in
everyday life.