Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

O impacto da diferenciação de produto no desempenho da empresa

Autor
Galanducho, Ana Margarida
Resumo
pt
A presente dissertação pretende analisar qual o impacto da estratégia de diferenciação de produto nos resultados da empresa e, portanto, o seu desempenho. Esta temática tem sido alvo de estudo ao longo dos anos pelo que, o capítulo empírico deste trabalho de Investigação procura reunir uma panóplia de estudos, dos mais antigos aos mais recentes, numa perspetiva de comparar as suas ideias e os seus resultados ao longo dos tempos. Por forma a responder às questões de investigação propostas optou-se por dividir este estudo em duas fases. A primeira, consiste na análise de alguns indicadores de empresas privadas não financeiras já existentes no mercado Português, como o valor de capitais próprios; a proporção dos custos de pesquisa e desenvolvimento face às vendas; o volume de negócios das empresas e os custos de publicidade e marketing face ao volume de negócios total. Estes indicadores servem como métodos de cálculo para as variáveis estratégicas definidas e para a estimação do modelo Econométrico Empírico. A segunda fase, procura focar-se na visão do consumidor e a sua sensibilidade à relação qualidade-preço. Assim, foi aplicado um questionário cujas respostas foram alvo de uma análise estatística detalhada, mostrando, aos olhos do consumidor, a real importância desta temática no quotidiano.
en
This dissertation intends to analyze the impact of the product differentiation strategy on the company's results and, therefore, its performance. This theme has been subject to several studies over the years, so the empirical chapter of this Research work seeks to bring together a panoply of studies, from the oldest to the most recent, in a perspective of comparing their ideas and results over time. In order to answer the proposed research questions, it was decided to divide this study into two phases. The first consists in the analysis of some indicators of non-financial private companies that already exist in the Portuguese market, such as the equity value; the ratio of research and development costs to sales; the turnover of the companies and the advertising and marketing costs compared to the total turnover. These indicators are used for calculation methods both for the defined strategic variables and for the estimation of the Empirical Econometric model. The second phase seeks to focus on the consumer's view and his/her sensitivity to the quality-price ratio. Thus, a questionnaire was applied, whose answers were subjected to a detailed statistical analysis, showing, in the eyes of the consumer, the real importance of this theme in everyday life.

Data

21-jan-2021

Palavras-chave

Performance
Strategy
Estratégias
Product Differentiation
diferenciação de produto
Reputação da marca
Brand reputation
Liderança de mercado
Market leadership
Consumidor -- Consumer

Acesso

Acesso livre

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