Título
Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
Autor
Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
Resumo
pt
As gerações mais jovens que constituem ou estão a ingressar hoje a workforce, cresceram num
mundo pautado por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Concretamente, as gerações
Millennial (Y) e Z são exigentes com a sua motivação, satisfação e bem-estar. Nos últimos anos
foram realizados vários estudos centrados nas gerações no contexto organizacional. A
investigação que existe sobre os Millennials, revela que ainda é necessário compreender melhor
questões relacionadas com fatores motivadores, satisfação e bem-estar e que, no caso da
geração Z, o que se sabe é reduzido. O objetivo será caraterizar e diferenciar a geração
Millennial e Z quanto a fatores motivadores, satisfação e bem-estar.
Com efeito, realizou-se um estudo exploratório qualitativo a 24 jovens: 13 da geração Z e
11 da geração Millennial, utilizando entrevistas semiestruturadas. Para a análise de conteúdo,
criou-se um sistema de categorias (template) através de uma abordagem indutiva e dedutiva
apoiada no Software MaxQDA2020.
Nos resultados foi possível identificar os principais fatores motivadores destacados foram:
um bom equilíbrio vida-trabalho; relações com os outros e ambiente de trabalho positivos; o
reconhecimento, sobretudo verbal, mas também monetário; e, com menor importância, um
trabalho que contribua para o desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional e
progressão de carreira. Sobre diferenças entre gerações, a geração Z exibe maior exigência com
a generalidade dos fatores motivadores, satisfação e bem-estar e maior diversidade de fatores
face aos Millennials, reforçando a ideia da dificuldade de corresponder às suas expetativas, em
comparação aos Millennials.
Por fim, contemplou-se sugestões para pesquisas futuras.
en
The younger generations that make up or are entering the workforce today, have grown up in a
world marked by constant and evermore rapid change. To be specific, Millennial (Y) and Z
generations are exigent with their motivation, satisfaction and well-being. Recently, several
studies have been conducted focusing on generations in the organizational context. Research
that already exists on Millennials, reveals that it is still necessary to better understand issues
related to motivational factors, satisfaction and well-being and also that, in the case of
generation Z, what is known is reduced. The aim will be to characterize and differentiate the
Millennials and Z generation in terms of motivational factors, satisfaction and well-being.
A qualitative exploratory study was carried out on 24 young people, 13 from generation Z
and 11 from generation Millennial, using semi-structured interviews. For the content analysis,
a category system (template) was created through an inductive and deductive approach
supported by MaxQDA2020 software.
In the results, the main motivational factors highlighted were a good work-life balance;
positive relationships with others and work environment; recognition, mainly verbal, but also
monetary; and, with less importance, work which contributes to personal and professional
development and growth, and career progression. Regarding differences between generations,
it was found that Z generation exhibits a greater exigency with the generality of motivational
factors, satisfaction and well-being and a greater diversity of factors in comparison to
Millennials, reinforcing the difficulty of meeting their expectations, in comparison to
Millennials. Finally, suggestions for future research were considered.