Título
Mediação ativa: práticas educativas parentais em relação à internet no Brasil e em Portugal
Autor
Almeida, Isabela dos Santos
Resumo
pt
Este trabalho tem como objetivo perceber, através da análise das entrevistas aos
pais e respetivos filhos dos 7 aos 11 anos no Brasil e em Portugal, se a mediação
denominada ativa permite uma análise crítica e uma resposta mais positiva por parte dos
filhos sobre o que assistem quando estão online.
Para esta observação, partimos das perspectivas mais deterministas,
contrapomos com autores que defendem mudanças no contexto familiar aos quais as
crianças estão inseridas ou a mudança na forma como a infância é considerada pela
sociedade. Estas alterações são interligadas com a necessidade de utilização frequente
dos novos media. Torna-se então pertinente mencionar a literacia mediática e quais são
os fatores que podem ser considerados para a infoexclusão. Consideraremos a
compreensão como componente da literacia mediática, fundamental para a análise das
entrevistas.
Como estratégia metodológica foi escolhido o método qualitativo através de
entrevistas semi-diretivas, no sentido de abrir a oportunidade para opiniões e respeitar
assim a busca da construção da identidade da criança, através das respostas que
quisessem dispor. Como conclusão, tornou-se possível perceber que o diálogo é uma
forma construtiva de analisar os conteúdos visualizados na internet. As variáveis
escolaridade e literacia mediática têm influência na troca de informações entre pais e
filhos. No entanto, sublinho que a pesquisa demonstrou que o esforço do diálogo, ainda
que possa não ser a solução definitiva, desenvolve a capacidade crítica, essencial para
uma utilização mais consciente deste instrumento chamado internet.
en
This work’s objective is to understand, throught the analysis of parents and
children from 7 to 11 years interviews in Brasil and Portugal, if the mediation
considered active allows a critical perspective and a more positive answer by children
about what they watch when they are online.
For this analysis, we will start from more determinists perspectives, comparing
with authors that defend changes in families contexts that children are included or the
way society consider children. These changes are connected with the frequent necessity
to use the new media. Than becomes crucial to mention media literacy and what are the
factors considered for digital divide. It will be considered compreension as component
of literacy, essencial for the interviews analysis.
As methodologial strategy was chosen the qualitative method throught semidirective interviews, in order to open the opportunity for opinions and respect the
construction of children’s identity, throuth their answers. As conclusion, it was possible
to understand that the dialogue is a constructive way to analyse viewed contents on the
internet. The variables scolarship and media literacy have influence in the change of
information between parents and children. However, the research has demonstrated the
effort of dialogue, even if it’s not a definitive solution, develops the critical capacity,
essencial to a more conscious use of this instrument called internet.