Título
The impact of artificial intelligence on customer loyalty and entrepreneurship
Autor
Silva, João Maria Martins Rodrigues da
Resumo
pt
Hoje em dia, todas as empresas lutam para serem bem-sucedidas, no entanto, poucas delas realmente o são. A inteligência artificial é algo que está a revolucionar o mercado, bem como a
forma como as empresas se estruturam e por isso pode ter um papel fundamental. Com este
trabalho pretendo iluminar quem está à procura de respostas sobre os efeitos que a inteligência
artificial pode ter na fidelidade do cliente e no empreendedorismo. Para isso, realizei um inquérito "online", respondido por 103 pessoas e fiz 11 entrevistas a pessoas que trabalharam ou estão
a trabalhar numa destas três áreas. Com isso, pretendo ter uma melhor noção sobre o impacto
que a IA está a ter ou pode vir a ter num futuro próximo nestas áreas, os benefícios e desvantagens que podem criar para as empresas, ou mesmo a utilidade que pode ter para o lançamento
de um negócio próprio. Após realizar o questionário e as entrevistas e comparando com a revisão de literatura cheguei a algumas conclusões desde já o facto de num futuro bastante próximo
a IA ser fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Terá inevitavelmente de usar ferramentas de AI para otimizar processos, poupar nos custos, mas nunca descaracterizando a empresa. Por outro lado, a satisfação do cliente é extremamente importante pois leva a uma recompra por parte dos mesmos e à boa publicidade que irão fazer junto de terceiros, porém isto
só é conseguido quando existe um bom mix entre a qualidade do vendedor e do produto.
en
Nowadays, every company struggles to success, however there are few of them that actually
do. Artificial intelligence is something that is revolutionize the market, as well as, the way that
companies structure themselves. This work pretends to illuminate who is searching about the
effects that the artificial intelligence can have on customer loyalty and on entrepreneurship. To
do that, I created an online survey, answered by 103 people and I made eleven interviews to
people that worked or are working in one of these three areas. With these, I pretend to have a
better notion about the impact that AI is having or can have in a near future in these areas, the
benefits and disadvantages that can create for the companies, or even the utility that can be for
a worker launch his own business. After conducting the questionnaire and the interviews and
comparing it with the literature review, I came to some conclusions right now that in a very
near future the use of AI will be fundamental to the success of any company. You will inevitably
have to use AI tools to optimize processes, save costs, but never mischaracterize the company.
On the other hand, customer satisfaction is extremely important because it leads to a buyback
from the clientes and the good publicity they will do with third parties, however this is only
achieved when there is a good mix between the quality of the salesman and the product.