Título
The role of the tenant mix in the positioning and image of shopping centres
Autor
Dias, Maria Margarida Mariano
Resumo
pt
O setor imobiliário de retalho enfrentou vários desafios nos últimos anos, desde o rápido
desenvolvimento das tecnologias digitais, o crescimento do e-commerce, até à mudança dos
hábitos dos consumidores. Na procura pelo sucesso, proprietários e gestores de centros
comerciais começam a repensar as combinações de lojistas e os tipos de lojas âncora que são
capazes de responder às expectativas dos consumidores.
Este estudo foi realizado com o objetivo de compreender o papel do tenant mix na definição
do posicionamento e imagem dos centros comerciais. Além disso, foi investigado se o mix de
lojistas estava relacionado com alguns fatores de sucesso do negócio, tais como a frequência de
visitas, dinheiro e tempo gasto, intenção de recomendar o centro e participação em programas
de fidelização. Dados secundários foram usados para definir conceitos como estratégia de
retalho, centro comercial, tenant mix, imagem e posicionamento de um centro comercial. Os
dados primários foram recolhidos através de entrevistas individuais com profissionais que
trabalham no setor imobiliário de retalho, bem como pelas respostas de 141 consumidores
através de um questionário online. A análise empírica providencia evidência de que o tenant mix
não é o fator que mais contribui para a definição, nem do posicionamento, nem da imagem de
um centro comercial, sendo, no entanto, uma das principais dimensões que explicam esses
conceitos. Além disso, foram encontradas correlações positivas fortes e moderadas entre a
importância atribuída ao tenant mix e a sua influência na frequência das visitas, intenções de
recomendar o centro, dinheiro gasto e tempo gasto.
en
The retail real estate sector has faced several challenges in recent years, from the rapid advance
of digital technologies, the growth of e-commerce, to the consumers’ habits changing and their
demand for more impactful physical shopping experiences. In order to counter these, shopping
centre owners and managers are rethinking the tenant mixes and types of anchor stores that
are able to meet consumers’ expectations.
This research was conducted with the aim of understanding the tole of the tenant mix in
the definition of the positioning and image of shopping centres. Moreover, it was investigated
if the tenant mix was related to some business drivers, such as the frequency of visits, money
and time spent, patronage intention and participation in loyalty programs. Secondary data was
used to define concepts as retail strategy, shopping centre, tenant mix, mall image and mall
positioning based on theory. Primary data was collected through one-on-one interviews with
professionals working on the retail real estate sector, as well as by collecting answers from 141
consumers through an online questionnaire. The empirical analysis shows the tenant mix is not
the number one contributor to neither mall positioning nor mall image, however it is one of the
main dimensions that explain these concepts. Moreover, strong and moderate positive
correlations were found between the importance given to the tenant mix and its influence on
frequency of visits, patronage intentions, money spent, and time spent.
.