Título
Business plan for a local accommodation management company: Creation of a business plan for a company specialized in the management of properties for local accommodation in Lisbon
Autor
Carvalho, Frederico da Silva Garcia
Resumo
pt
O setor turístico é um dos principais motores económicos para a região de Lisboa, que se tem
vindo a destacar como um destino seguro e apelativo para turistas de todo o mundo.
Um dos segmentos com maior crescimento dentro do setor turístico em Lisboa é o do Alojamento
Local, que contribuiu para mais de 20% das dormidas na região, em 2019.
Este segmento, que permite que proprietários de casas e apartamentos na cidade rentabilizem
as suas propriedades através do alojamento temporário de turistas, tem sido alvo de um
crescente interesse da parte de visitantes e investidores, comprovado por aumentos acentuados
de dormidas e registos de novas propriedades em anos recentes.
Esta tendência de crescimento foi contrariada no início de 2020, com o surgimento da pandemia
COVID-19, que obrigou a uma paralisação quase total do setor turístico durante grande parte do
primeiro semestre de 2020. É previsível que o impacto económico causado pela pandemia e a
consequente crise financeira sejam duradouros e especialmente duros para o setor turístico.
O presente projeto, com vista à criação de uma marca especializada na gestão de propriedades
para acomodação de turistas em regime de alojamento local, apresenta um modelo de negócio
a implementar numa fase posterior à crise, num momento de recuperação económica e retoma
da atividade turística.
O Plano de Negócio apresentado neste projeto descreve a ideia de negócio, as principais
estratégicas e o plano de implementação do projeto, tendo por base uma análise de mercado
detalhada
en
The tourism sector is one of the main drivers of economic activity in Lisbon, which became a safe
and attractive destination for tourists from all over the world.
One of the fastest growing segments within the tourism sector in Lisbon is Local Accommodation,
which contributed to over 20% of overnight stays in the region during 2019.
This segment, which allows home and apartment owners in the city to monetize their properties
through temporary accommodation for tourists, has been the target of growing interest from
visitors and investors, as evidenced by sharp increases in overnight stays and registrations of
new properties in recent years.
This growth trend was halted in the beginning of 2020, with the emergence of the COVID-19
pandemic, which forced an almost total shutdown of the tourism sector for much of the first half
of 2020. The economic impact caused by the pandemic and the consequent financial crisis are
expected to be long and especially hard for the tourism sector.
The project at hand, is aimed at creating a brand specialized in managing properties for the
accommodation of tourists in a local accommodation regime, with its implementation to occur on
a post-crisis phase, at a time of economic recovery and resumption of tourism activity.
The business plan presented in this project describes the business idea, the main strategies and
the project implementation plan, based on a detailed market analysis.