Título
O relato de informação não financeira após a aplicação da diretiva 2014/95/UE: o que determina a divulgação da informação num relatório de sustentabilidade autónomo e a sua auditoria?
Autor
Reis, Catarina Duarte
Resumo
pt
Este estudo tem como objetivo analisar a informação não financeira divulgada pelas empresas
europeias após a implementação da Diretiva 2014/95/UE com vista a identificar os
determinantes da divulgação desta informação num relatório de sustentabilidade autónomo e
da sua auditoria. O estudo empírico baseia-se numa amostra composta por 288 empresas de 13
países Europeus não anglo-saxónicos e em informação recolhida dos relatórios de gestão (ou
integrado) e dos relatórios de sustentabilidade disponíveis nos "website" de cada uma das
empresas. Foram estimados dois modelos de regressão logística que incluem características
das empresas como variáveis independentes. Os resultados obtidos permitem concluir que as
empresas que têm um "link" de sustentabilidade no menu principal do seu "website" e as empresas
maiores, com mais "cash flows", menos rentáveis e com maior concentração acionista têm uma
maior probabilidade de apresentar a informação não financeira num relatório de
sustentabilidade autónomo. Além disso, as empresas pertencentes a indústrias com maior
sensibilidade ambiental e as empresas maiores, com mais "cash flows", menos rentáveis e que
divulgam a informação não financeira apenas no relatório de gestão (ou integrado) têm mais
probabilidade de submeter a informação não financeira a auditoria. O país também tem
influência na escolha das empresas
en
This dissertation aims to investigate the disclosure of non-financial information after the
implementation of Directive 2014/95/EU, notably focusing on what are the determinants of the
disclosure of non-financial information in the sustainability report and its audit.
The sample consists of 288 companies from 13 non-anglo-Saxons European countries
targetting information gathered from the management (or integrated) and sustainability reports
present on the company’s websites. There were two logistic regression models estimated,
which include characteristics of the companies as independent variables. The results allow us
to conclude that the presence of a sustainability link in the main menu and the larger companies,
with more cash flow, less profitable and with higher shareholder concentration are more likely
to adopt the sustainability report. Also, companies that belong to sensitive industries and larger
companies, with more cash flow, less profitable and present the non-financial information in
the management report (or integrated) are more likely to audit the non-financial information.
The country also influences the choice of companies.