Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

O relato de informação não financeira após a aplicação da diretiva 2014/95/UE: o que determina a divulgação da informação num relatório de sustentabilidade autónomo e a sua auditoria?

Autor
Reis, Catarina Duarte
Resumo
pt
Este estudo tem como objetivo analisar a informação não financeira divulgada pelas empresas europeias após a implementação da Diretiva 2014/95/UE com vista a identificar os determinantes da divulgação desta informação num relatório de sustentabilidade autónomo e da sua auditoria. O estudo empírico baseia-se numa amostra composta por 288 empresas de 13 países Europeus não anglo-saxónicos e em informação recolhida dos relatórios de gestão (ou integrado) e dos relatórios de sustentabilidade disponíveis nos "website" de cada uma das empresas. Foram estimados dois modelos de regressão logística que incluem características das empresas como variáveis independentes. Os resultados obtidos permitem concluir que as empresas que têm um "link" de sustentabilidade no menu principal do seu "website" e as empresas maiores, com mais "cash flows", menos rentáveis e com maior concentração acionista têm uma maior probabilidade de apresentar a informação não financeira num relatório de sustentabilidade autónomo. Além disso, as empresas pertencentes a indústrias com maior sensibilidade ambiental e as empresas maiores, com mais "cash flows", menos rentáveis e que divulgam a informação não financeira apenas no relatório de gestão (ou integrado) têm mais probabilidade de submeter a informação não financeira a auditoria. O país também tem influência na escolha das empresas
en
This dissertation aims to investigate the disclosure of non-financial information after the implementation of Directive 2014/95/EU, notably focusing on what are the determinants of the disclosure of non-financial information in the sustainability report and its audit. The sample consists of 288 companies from 13 non-anglo-Saxons European countries targetting information gathered from the management (or integrated) and sustainability reports present on the company’s websites. There were two logistic regression models estimated, which include characteristics of the companies as independent variables. The results allow us to conclude that the presence of a sustainability link in the main menu and the larger companies, with more cash flow, less profitable and with higher shareholder concentration are more likely to adopt the sustainability report. Also, companies that belong to sensitive industries and larger companies, with more cash flow, less profitable and present the non-financial information in the management report (or integrated) are more likely to audit the non-financial information. The country also influences the choice of companies.

Data

02-fev-2021

Palavras-chave

Auditoria
Audit
Relatório de sustentabilidade
Informação não financeira
Non-financial information
Diretiva 2014/95/UE
Directive 2014/95/EU
Sustainability report

Acesso

Acesso livre

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