Título
As consequências da divulgação das matérias relevantes de auditoria em Espanha
Autor
Ascenso, Tiago Miguel Clemente
Resumo
pt
A transposição da diretiva 2014/56/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril
de 2014, através da implementação da lei 22/2015, com entrada em vigor a 17 de junho de 2016,
implicou a obrigatoriedade de divulgação das matérias relevantes de auditoria, para entidades
de interesse público. Neste estudo, investigo se a divulgação das matérias relevantes de
auditoria influenciou a tomada de decisão do investidor e a qualidade de auditoria.
Esta investigação é realizada com uma dimensão temporal de quatro anos, através da
recolha de dados das empresas cotadas na bolsa de Madrid, dois anos antes e dois anos após a
introdução desta nova lei de auditoria.
Para o estudo do impacto da divulgação das matérias relevantes de auditoria ao nível da
tomada de decisão do investidor, recorri a testes de associação como o "Price Model" e o "Return
Model" e o estudo de evento, através do CAR.
Os resultados obtidos permitem percecionar uma reação do investidor, a curto prazo, à
divulgação das matérias relevantes de auditoria como demonstram os resultados do "Return
Model" e do CAR. Para a análise a médio/longo prazo, recorri ao "Price Model" que revela a
inexistência de relação entre a divulgação das matérias relevantes de auditoria e a tomada de
decisão do investidor.
Para o estudo da qualidade de auditoria, recorri aos acréscimos discricionários e aos
honorários de auditoria e os resultados apresentados demonstram que a divulgação das matérias
relevantes de auditoria não apresenta relação com a qualidade de auditoria.
en
The transposition of the directive 2014/56/EU of the European Parliament and Council, of 16
April 2014, entered into force on 17 June 2016 through the implementation of law 22/2015,
implied the obligation to disclose audit information matters to public interest entities. In this
study, I investigate whether the disclosure of relevant audit matters has influenced investor
decision-making and audit quality.
This research is performed within a time dimension of four years, through the collection of
data from companies listed on the "Madrid Stock Exchange", two years before and two years after
the introduction of this new audit law.
Concerning the study of the impact of the disclosure of relevant audit matters in terms of
investor decision making, I used association tests such as the "Price Model", the "Return Model"
and the event study, through the CAR.
The obtained results deduct the perception of an investor reaction, in the short term, to the
disclosure of key audit matters, as shown by the results of the "Return Model" and the CAR. For
the medium/long-term analysis, I applied the "Price Model", revealing the inexistence of a
relationship between the disclosure of relevant audit matters and investor decision-making.
Regarding the study of audit quality, I used discretionary accruals and audit fees. The
results of this study conclude that there is no evidence that the disclosure of key audit matters
is related to audit quality.