Título
Projeto edifício sede e creche/infantário AMI, em Alcântara: (a definição) de um novo quarteirão
Autor
Viveiros, Rodrigo Alves
Resumo
pt
Este caderno apresenta o trabalho realizado na unidade curricular de Projeto Final de Arquitetura
do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE. O trabalho consistiu na realização de um projeto,
desenvolvido até à fase de projeto de execução, para a sede e creche da AMI, em Alcântara. Para o
efeito foi adaptado o programa do concurso com o mesmo nome que ocorreu em 2007, mas que nunca
chegou a ser construído.
Para além da apresentação do projeto executado, vai-se dar conta dos passos principais do seu de
desenvolvimento.
Começando no reconhecimento do território, por intermédio de uma investigação histórica, uma
síntese de planos propostos de modo e uma leitura sensorial, o trabalho prosseguiu com a
interpretação do programa e a consequente pesquisa formal para encontrar uma implantação e
solução volumétrica que pudesse responder ao problema colocado.
A necessidade de subir de escala para a definição das características arquitetónicas do edifício
obrigou a uma pesquisa orientada para os assuntos da estrutura e da materialidade, pavimentos,
acabamentos, paredes exteriores, paredes interiores, janelas, caixilhos e perfis metálicos.
Concluindo, em anexo é apresentado o desenvolvimento de um "workshop" efetuado a meio do ano
letivo, que consiste em estudar um bairro e um edifício em particular, com o objetivo de melhorar a
qualidade arquitetónica através principalmente de uma remodelação da fachada. Ainda em anexo
apresentado o conjunto das peças desenhadas que dizem respeito ao projeto de arquitetura realizado
ao longo do ano.
en
This notebook presents the work done in the curricular unit of Final Design in Architecture of the
Integrated Master in Architecture of ISCTE. The work consisted in the realization of a project,
developed until the execution project phase, for the AMI headquarters and daycare center, in
Alcântara. For this purpose, the tender program with the same name that occurred in 2007, but which
was never built, was adapted. In addition to the presentation of the executed project, it will take
account of the main steps of its development. Starting with the recognition of the territory, through a
historical investigation, a synthesis of proposed plans and a sensory reading, the work continued with
the interpretation of the program and the consequent formal research to find an implantation and
volumetric solution that could answer the problem placed. The need to scale up to define the
architectural characteristics of the building required a research oriented towards the subjects of
structure and materiality, floors and finishes, exterior walls, interior walls, Windows, frames and metal
profiles. In conclusion, an attachment presents the development of a workshop held in the middle of
the school year, which consists of studying a neighborhood and a particular building, with the aim of
improving architectural quality through mainly a remodeling of the facade. Also attached is the set of
the drawings that concern the architectural project carried out throughout the year.