Título
Social network embeddings for churn prediction
Autor
Santos, Hugo Filipe Paulino dos
Resumo
pt
Com a generalização da Internet os clientes tornaram-se mais informados dos serviços
existentes e dos seus preços. Na perspetiva das empresas, adquirir um novo cliente é mais
dispendioso que manter os existentes. Nesse sentido as empresas começaram a abordar
o desafio da saída de clientes para outras companhias. A saída de clientes é ainda mais
desafiante no setor das telecomunicações, porque os clientes podem mudar de operador
com maior rapidez devido ao período de fidelização mais curto e à fácil migração do serviço
para outros operadores de telecomunicações sem custos associados. Antecipar a saída é,
portanto, uma grande preocupação para as empresas de telecomunicações, que as leva a
realizar campanhas de retenção para esses clientes.
Modelos preditivos permitem prever se um cliente vai abandonar a sua operadora atual
usando informação passada desse cliente. O presente trabalho detalha como foi construído
um modelo preditivo para prever a saída de clientes explorando relacionamentos entre
clientes. Ao contrário de outros trabalhos, este utiliza uma análise de rede social que tira
partido de representações de baixa dimensionalidade dos clientes (network embeddings) e
permite obter melhores resultados que outros métodos.
en
With the large adoption of Internet customers became more aware of existing services
and their prices. From the perspective of companies acquiring a new customer is more
expensive than maintaining existing ones. In this sense, companies began to address the
challenge of leaving customers to other companies. Customer churn is even more challenging
in the telecommunications sector, because customers can change operator faster due to
shorter loyalty period and easy migration service to other telecommunications operators
without associated costs. Anticipating churn is therefore a major concern for telecommunication
companies, which leads them to carry out retention campaigns for these customers.
Predictive models allows us to predict whether a customer will leave their operator using
that client’s past information. The present work describes how a predictive model was
build to predict the outflow of customers exploring customer relationships. Unlike other
works, it uses a social network analysis that takes advantage of small customer representations
(network embeddings) and allows to obtain better results than other methods.