Título
Antecedents and consequences of collective psychological ownership
Autor
Gonçalves, Ana Paula Giordano Silva
Resumo
pt
Este trabalho centra-se no constructo Collective Psychological Ownership (CPO),
um sentimento de posse coletiva em relação aos objetos organizacionais sem que haja uma
formalização dessa propriedade. Especificamente, estudamos as Ownership Activating
Experiences (OAEs), isto é, experiências de ativação de propriedade como antecedentes do
CPO em relação aos produtos do trabalho em equipa e o seu papel no desenvolvimento do
CPO, tanto ao nível individual como da equipa.
Primeiramente, desenvolvemos e testamos uma escala para medir as três OAEs:
controlo, investimento e conhecimento. Adicionalmente, estudamos as consequências do
CPO, incluindo avaliações de eficácia da equipa, intenções de saída da equipa e intenções
de defesa do produto do trabalho. Por fim, exploramos a mudança de membros da equipa e
seu efeito no CPO.
Ao nível individual, o CPO medeia a relação entre investimento e conhecimento
sobre o produto e importantes resultados da equipa. Ao nível da equipa, verificou-se que as
OAEs formam um constructo global (unidimensional) e que a entrada de um novo membro
nas equipas tem uma relação negativa com as OAE e a formação de CPO.
Neste trabalho contribuímos para a elucidação do CPO enquanto estado emergente,
propondo um processo para seu surgimento ao nível da equipa, envolvendo as dinâmicas
da equipa baseadas nas OAE e na identificação. Salientamos também a importância do
CPO e das OAE para a eficácia da equipa. Assim, este trabalho contribui para a teoria dos
sentimentos propriedade psicológica nas equipas e aponta para a importância de
investigação futura na ligação entre ambas as áreas.
en
We investigate Collective Psychological Ownership (CPO), a feeling of collective
possessiveness toward organizational objects without formal assertion of this ownership
(that is, we feel this is “ours”). Specifically, we focus on the Ownership Activating
Experiences (OAEs) as antecedents of CPO toward teamwork products and their role in
the development of CPO, both at the individual and team levels.
For that, we develop and test a scale to measure the three OAEs, initially proposed
as crucial routes to the emergence of CPO by Pierce and Jussila (2010): control,
investment, and knowledge. We also study CPO consequences, including team
effectiveness evaluations, team turnover intentions, and championing intentions. Finally,
we explore team membership change and its effect on CPO.
Our findings show that CPO mediates the relationship between investment in and
intimate knowledge regarding the product and important team outcomes, at the individual
level. At the team level, the OAEs form a global (unidimensional) construct and adding a
new team member has a negative relationship with the OAE and the formation of CPO.
We also provide insights into CPO as an emergent state by proposing a process for
its emergence at the team level and discussing the role of team dynamics based in the OAE
and team identification. We highlight the importance of CPO to team effectiveness and the
crucial role played by the OAE. In doing so, this work contributes to theory regarding
both psychological ownership and teams and suggests important directions for future
research in the intersection of both areas.