Título
Limited edition : metodologias de produção digital e industrial na conceção de elementos singulares em arquitetura
Autor
Meneses, Hugo Miguel Telo de
Resumo
pt
A escola Bauhaus, representativa expressão do Modernismo, aliava arquitectura,
artesanato e artes. “Era objectivo da Bauhaus formar pessoas com talento artístico para serem
designers na indústria, artesãos, escultores, pintores e arquitectos.” (Gropius, 2004, p. 37). O
desenho de produtos, na óptica de produção industrial, tinha realce e a máquina era valorizada. A
pedagogia da escola reflectia uma determinação em abarcar o contexto tecnológico e industrial
então presente. De índole comparável, a fabricação digital delineia instrumentos e ferramentas no
auxílio à prolificação mecânica e experimental de peças. Juntos simbolizam métodos de produção
onde a criação maquinizada, industrial, aliada a novos moldes de ensino académico, permite o
desenho e pormenorização de elementos que, pelas suas peculiaridades, respondam a distintos
fundamentos e circunstâncias. A distância entre o trabalho manual e o fabrico industrial esbate-se.
Aquilo que aponta esta investigação é a materialização e concepção real de um protótipo de
caixilho em madeira, único e limitado ao contexto empregue, que elucide tais metodologias e
processos de trabalho. A escolha da peça reflecte a intenção atestada na investigação de
elementos que possam em si desenhar e transformar o paradigma de como um espaço e obra se
expõem a determinado lugar, universo. A máscara do edifício que irremediavelmente separa duas
realidades, a exterior e interior, apenas quebradas pelo contacto visual, físico e material que se
consagra pelos rasgos e aberturas da mesma. As janelas. O arquétipo e símbolo de passagem,
ligação, limite. O estudo desta temática conferiu ao traçado do caixilho um valor e saber essencial
no modo como responde às premissas predeterminadas.
Para produção do protótipo recorro à fabricação digital, mais concretamente a ferramentas que
auxiliem o esboço e especificação do mesmo. Os croquis, posteriores desenhos rigorosos,
modelos digitais e fabrico de peças absorveram os desfechos da investigação a esta disciplina
tecnológica, os seus laboratórios, pedagogias, metodologias, projectos e experiências. A ideia
manifestada evidencia a capacidade, prontidão e oportunidade que estes instrumentos e lógicas
oferecem à arquitectura, assim como a tantos outros campos artísticos e até mesmo científicos.
A investigação presente oferece uma visão muito própria e pessoal sobre elementos singulares e
pormenorizadas, capazes de trasladar e personificar uma arquitectura original, e métodos de
produção industrial, manual e digital, aptos a criar esses mesmos elementos. A sua aplicabilidade
traduz-se na teorização e criação do modelo de caixilho anotado. No entanto, não limita o desejo
em aplicar tais conhecimentos e práticas a dissemelhantes elementos e processos de fabrico. A
peça apenas ilustra uma lição prática e infindável da teoria estudada. Cabe ao leitor intelectualizar
os exemplos e doutrinas expostas a fim de ele próprio poder conceptualizar e aferir os seus
produtos.
en
The Bauhaus school, an important expression of the Modernism, associated architecture,
craftwork and arts. “It was Bauhaus’ objective to form people with artistic talent to become
industrial designers, artisans, sculptors, painters and architects.” (Gropius, 2004, p. 37) – author’s
translation. The design of products, in an industrial optics, had enhancement and the use of
machinery was appreciated. The school’s pedagogy reflected a determination in covering the then
present technological and industrial contexts. In the same way, digital fabrication delineates
instruments and tools to assist in the mechanical and experimental proliferation of objects.
Together they symbolize production methods where the robotic, industrial creation, allied to new
teaching molds and concepts, allows the design and detail of elements that, by their peculiarities,
respond to distinct basics and circumstances. In this context, the distance between handicraft and
industrial fabrication diminishes.
The investigation points the development and materialization of a unique wooden casement
prototype that responds to its implied context and alludes, through its conceptual course, such
methodologies and labor processes. The selected object reflects the intention in investigating
elements that themselves transform the paradigm on how a space or building is exposed to a
specific place or universe. The archetype and symbolic meaning of the window, as a passage,
connection and limit. The study of this thematic conferred the casement design an essential value
and knowledge in how it responds to the predetermined assumptions.
For the production of the prototype I resort on digital fabrication, more specifically on tools that aid
its outline and construction. The manifested idea emphasizes the capability, readiness and
opportunity that these instruments and logics offer to architecture, as to other artistic or even
scientific fields.
This thesis grants a very keen and personal vision on unique and detailed elements, capable of
transcribing and personifying an original architecture, and industrial, manual and digital fabrication
methods able to create such elements. Its applicability reflects in the theorization and creation of
the casement model. However, the study doesn’t edge the desire in applying such knowledge and
practice to dissimilar objects and fabrication processes. The prototype merely illustrates a practical
and endless lesson of the studied theory. It’s up to the reader to intellectualize the displayed
examples and doctrines in order to be able to conceptualize and assess his own products.