Título
Os leilões online de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões entre 2016 e 2020: análise da performance das vendas
Autor
Silveira, Pedro Lemos Dinis Brum da
Resumo
pt
O objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma análise dos leilões "online" de arte
moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões, entre 2016 e 2020, a partir de três
vertentes: a análise da performance dos leilões "online"; a análise dos leilões presenciais; e por
fim a leitura comparada dos leilões "online" e dos leilões
Neste sentido, começamos por caracterizar os mercados "online", desde o desenvolvimento do
"e-commerce" em geral até aos leilões "online" em específico. Incluímos ainda uma revisão dos
principais acontecimentos do mercado da arte nos últimos seis anos, quer no cenário
internacional quer em território nacional. Naturalmente, este estudo analisa ainda o
aparecimento do mercado da arte "online" em Portugal, beneficiando de uma série de
entrevistas prestadas pelos responsáveis das principais leiloeiras do mercado nacional.
Para além da análise de vendas da CML entre 2016 e 2020, também realizámos um estudo
sobre os clientes do setor "online" explorando algumas categorias (género, verba despendida,
lotes adquiridos, etc.), entre as quais se destaca a distribuição geográfica. Os resultados para
os leilões "online" demonstram que o desenho obteve os melhores resultados em todas as
categorias, excerto no número de lotes vendidos, ocupado pelo mobiliário, e no preço médio
por lote, que é ocupado pela pintura. Na análise aos clientes constatou-se que
maioritariamente o comprador "online" é do sexo masculino, português e residente no concelho
de Lisboa.
Na conclusão deste trabalho apontam-se linhas de crescimento para os leilões "online",
sobretudo num quadro como o atual de crise sanitária e distanciamento social.
en
The aim of this dissertation consists of an analysis of the sales of the Online Auctions of
Modern and Contemporary Art at Cabral Moncada Leilões between 2016 and 2020 based on
three main aspects: an overview of the Online Auctions, an analysis of the Live Auctions and,
finally, a comparative view of both.
In this sense we begin by characterizing the online market, spawning from the
development of e-commerce to art auctions online. We include also a revision of the most
important highlights of the art market during the last six years, both internationally and
nationally. Naturally in this study we also look at the appearance of the Portuguese online art
market aided with a series of interviews with the major auction houses of our domestic
market.
Besides the main analysis of the sales between 2016 and 2020, we also looked upon the
segmentation of the online clients (gender, money spent, number of lots bought.), and also
their geographical distribution.
The main conclusions of this dissertation show that the category Drawing has the best
overall sales results on the Online sector, and the categories Furniture and Painting had the
best results, respectively, for the highest percentage of sold lots, and highest average price per
lot. The results also showed that the clients that buy the most are Portuguese males residing in
the city of Lisbon.
We also present new lines of possible growth in the upcoming future, especially now that
we live under social distancing laws.