Título
A aplicação da inteligência artificial no customer journey digital: indústria da moda
Autor
Araújo, Catarina Figueiredo
Resumo
pt
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está presente atualmente, onde existe uma
interação muitas vezes de uma forma inconsciente, entre a população e a IA. É frequente
encontrá-la em muitas áreas de negócio, sendo o marketing uma delas. Logo a IA torna-se
relevante para as empresas conseguirem compreender melhor os consumidores e destacaremse da concorrência, oferecendo experiências personalizadas, ricas e únicas.
Esta dissertação procura compreender o estado atual da interação que os consumidores têm
com a IA durante o customer journey digital, na indústria da moda, através da identificação da
tecnologia com mais interação pelos consumidores, procurando razões para o justificar e
compreender a utilidade percebida com o objetivo de guiar as marcas para apostas futuras.
Tendo como foco a indústria da moda abordando as seguintes tecnologias de IA: sistemas de
recomendações, chatbots e provadores virtuais.
Estas variáveis foram aprofundadas através de um questionário online e de uma avaliação
das ofertas que várias marcas disponibilizam nos websites e apps. Após a análise dos dados
concluiu-se que a interação com IA é feita por consumidores de uma faixa-etária mais jovem
que apresentam uma maior confiança para com a mesma, procurando principalmente uma
resposta rápida aos seus pedidos e obter recomendações e inspirações. Atualmente são os
sistemas de recomendação que estão a ser alvo de mais interação, no entanto muitos
consumidores consideram úteis os chatbots e os provadores virtuais. Conclui-se que as marcas
devem apostar nestas tecnologias uma vez que permitem uma relação de win-win para ambos
os intervenientes.
en
Artificial intelligence (AI) is a technology that is present in today's world, in a way that
individuals interact with it without being aware. It is present in many business areas, being
marketing one of them. Therefore, AI becomes relevant for companies, it helps them to better
understand their consumers, outstanding from the competition by offering personalized, rich
and unique user experiences.
This dissertation seeks to understand the current state of the interaction that consumers have
with AI during the customer journey in the fashion industry. It will be done through the
identification of the technology with the most interaction by users, trying to understand the
reasons behind it and also understand the perceived utility of AI for users, focused and giving
guidance to the brands in a near future. The present investigation focused on the following AI
technologies: recommendation systems, chatbots and virtual try-on.
These variables were further developed through an online questionnaire and an evaluation
of the offers that several brands have on their websites and apps. The data shows that the people
who interact with AI are from a younger age range that trusts in it. They are mainly looking for
a quick response to their requests and obtain recommendations and inspiration. Nowadays
recommendation systems are the technology that is a target of more interaction, however many
find chatbots and virtual try-on useful. It is concluded that the brands must bet on these three
AI technologies, since they allow a win-win relationship for both players.