Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

Responsabilidade social corporativa e intenção de compra: caso de estudo Delta Cafés

Autor
Borrega, Alexandre Canário
Resumo
pt
Com todas as alterações a nível económico, social e ambiental a nível global os consumidores cada vez mais se preocupam com questões sobre responsabilidade social corporativa, e a sua intenção de compra vai-se alterando tendo em conta determinados contextos. Mais recentemente a pandemia Covid-19 veio demonstrar isso mesmo, uma vez que os hábitos de consumo dos consumidores sofreram alterações. Com tudo isto, partindo do pressuposto que a perceção de RSC influencia a intenção de compra dos consumidores, é importante as empresas investirem em práticas e políticas de RSC e na sua comunicação, conseguindo assim ser recompensadas no mercado. Desta maneira, a presente dissertação debruçou-se num estudo de caso único, na empresa Delta Cafés. Os principais objetivos do estudo são, do lado dos consumidores perceber qual a influencia da perceção de RSC, do perfil ambiental e do perfil social dos consumidores na sua intenção de compra, e do lado da empresa, identificar quais as estratégias e visões de RSC da Delta Cafés. Na ótica dos consumidores foi aplicado um inquérito ao qual responderam 256 consumidores da Delta Cafés que perfazem a amostra, e na ótica da empresa foi elaborada uma entrevista ao CEO da Delta Cafés, complementando e enriquecendo o estudo. Por último, os resultados obtidos apontam que a intenção de compra dos consumidores é influenciada positivamente pela perceção de responsabilidade social corporativa, o que sugere que a Delta Cafés tem uma comunicação adequada das suas iniciativas de RSC.
en
With all the global economic, social, and environmental changes, consumers are increasingly concerned with corporate social responsibility issues, and their purchasing intentions are changing in certain contexts. More recently the Covid-19 pandemic has demonstrated this, as consumers' consumption habits have changed. With all this, assuming that the perception of CSR influences consumers' purchase intention, it is important for companies to invest in CSR practices and policies and in their communication, thus achieving to be rewarded in the market. Thus, this dissertation is focused on a single case study, in the company Delta Cafés. The main objectives of the study are, on the consumers' side, to understand the influence of the perception of CSR, the environmental profile and the social profile of consumers in their purchase intention, and on the company's side, to identify the CSR strategies and visions of Delta Cafés. From the perspective of consumers, a survey was applied to which 256 consumers of Delta Cafés who make up the sample responded, and from the perspective of the company an interview was conducted with the CEO of Delta Cafés, complementing and enriching the study. Finally, the results obtained indicate that consumers' purchase intention is positively influenced by the perception of the company’s corporate social responsibility, suggesting that Delta Cafés has adequate communication of its CSR initiatives.

Data

20-jul-2021

Palavras-chave

Consumer behavior
Corporate social responsibility
Purchase intention
Intenção de compra
Responsabilidade social corporativa
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior

Acesso

Acesso livre

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