Título
Empreendedorismo feminino: um estudo exploratório sobre a perspetiva de mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal
Autor
Pandolf, Tiara Cominote
Resumo
pt
O empreendedorismo foi, durante muito tempo, relacionado apenas com o universo masculino
e só depois da década de 70 é que se começou a investigar também as mulheres
empreendedoras. A grande maioria dos estudos encontrados centram-se em comparações entre
homens e mulheres empreendedores/as, bem como nas motivações que fazem as mulheres
empreender e as dificuldades e limitações que elas encontram ao procurar empreender.
Além disso, percebe-se a pouca investigação existente sobre outros assuntos que perpassam
as mulheres empreendedoras, sendo ainda menor a investigação com mulheres empreendedoras
imigrantes. É a partir deste facto que a presente investigação se tornou pertinente: investigar as
mulheres brasileiras que estão a empreender em Portugal. Então, procurou-se conhecer os
motivos que as fizeram empreender, descrever as maiores dificuldades e identificar os
processos psicossociológicos mais salientes.
Foi desenvolvido um guião semiestruturado, utilizado na realização de 13 entrevistas a
mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal, com idades entre os 20 e os 48 anos.
Os resultados revelaram cinco grandes temas, centrados: nas motivações que perpassam as
mulheres a empreender; nas adversidades que estas empreendedoras enfrentam; no ser
imigrante; no ser empreendedora; e no ser mulher. Em geral, percebe-se que as participantes
iniciaram o empreendimento por uma realização pessoal. As dificuldades destacadas foram a
pandemia da Covid-19 e as diferenças culturais existentes entre Brasil e Portugal. Mas estas
são mulheres fortes e resilientes, e mesmo que o facto de ser imigrante e ser mulher infira no
empreendimento, elas procuram sempre o melhor para a sua empresa e para os/as clientes.
en
Entrepreneurship was, for a long time, related only to the male universe and it was only after
the 1970s that women entrepreneurs also began to be investigated. Most of the studies found
focus on comparisons between men and women entrepreneurs, as well as on the motivations
that make women entrepreneurs and the difficulties and limitations they encounter when
seeking to become entrepreneurs.
Furthermore, it is noticeable how little research there is on other subjects that permeate
women entrepreneurs, and there is even less research on immigrant women entrepreneurs. It is
based on this fact that the present research became pertinent: to investigate Brazilian women
who are entrepreneurs in Portugal. To this end, we sought to know the reasons that made them
become entrepreneurs, describe their biggest difficulties, and identify the psychosociological
processes most prominent in them.
A semi-structured script was developed and used in 13 interviews with Brazilian women
entrepreneurs in Portugal, aged between 20 and 48 years old.
The results revealed five major themes: the motivations that drive women to become
entrepreneurs; the adversities that these entrepreneurs face; being an immigrant; being an
entrepreneur; and being a woman. In general, it is perceived that the participants started the
enterprise for personal fulfillment. The difficulties highlighted were the Covid-19 Pandemic
and the cultural differences between Brazil and Portugal. They are strong and resilient
women, and even though being an immigrant and being a woman influences the enterprise,
they always seek the best for their company and for the clients.