Título
Where we come from, where we stand and where to go: cultural policies in the European Union
Autor
Gradíssimo, Ana Rebeca Steingräber
Resumo
pt
Esta tese inicia-se com a evolução histórica das instituições Europeias e as suas
responsabilidades ao longo do tempo. Desde a reconstrução da Europa após a segunda grande
guerra até a formação da União Europeia, atravessando os vários tratados responsáveis para a
sua estruturação.
Segue-se a analise do Programa Cultural 2007-2013, focando na sua estrutura e objetivos. Em
seguida, debruça-se sobre o seu lugar nos debates parlamentares do Parlamento Europeu e a
analise dos grupos de trabalho, responsáveis pela sua criação programática, com o objetivo de
averiguar a importância que essas instituições dão á cultura e ao teatro.
A secção final tem como objetivo explorar o lugar que o Teatro tem no espectro politico da
União Europeia; isso foi estabelecido tendo em consideração os resultados da analise feita aos
debates, a declaração do Concelho de Ministros Europeus da cultura e os projetos aprovados
no programa cultural Europeu, Programa Cultural 2007-2013. Este projeto foi criado para
construir um dialogo intercultural e promover a tolerância entre os diferentes estados membros
que fazem parte da União Europeia.
Ao assumir que a cultura é fundamental pela fomentação de um sociedade saudável e tolerante,
criadora de símbolos e rituais e tradições, que desenvolvem uma ligação emocional e de
comunidade entre os países Europeu; este estudo quer abrir um caminho de reflecção sobre o
impacto que este programa cultural tem no financiamento de projetos de teatro na União
Europeia.
O teatro envolve o trabalho coletivo de diferentes influencias artísticas e tem a capacidade de
introduzir uma variedade de participações artísticas, com a dança e a musica, e desenvolver
diferentes maneira de comunicar que ajudam na transmissão do conceito, história e mensagem
para diferentes línguas. Teatro também tem a potencialidade de criar novos rituais e tradições
que podem ou não redefinir uma sociedade.
en
This thesis begins with the historical evolution of the European institutions and their
responsibility across time. Since the reconstruction of Europe after the second world war until
the creation of the European Union following the evolution of the various treaties responsible
for its structure.
This is followed by an analysis of the Cultural Programme 2007-2013, focusing on its structure
and goals. Furtherly will be focussed the European parliamentary debates, and the analysis of
the working groups during the process of programmatic decision-making in order to discover
the importance placed by those institutions on culture and theatre. The final section was
concerned with the place that theatre has on the political spectrum of the European Union; this
was established by considering the results of the analyses of the debates, the statement of the
European Council of ministers of culture and the projects approved by the European Cultural
Programme 2007-2013. This programme was created to build intercultural dialogue and
tolerance between the different members states that are part of the European Union.
Starting with the assumption that culture is fundamental for the building of a healthy and
tolerant society and for the creation of symbols, rituals and traditions, which develop a common
emotional connection between the European countries. This study wants to open a path of
reflection on the impact that this cultural programme had in the financing of theatre projects in
the European Union.
Theatre involves the collective work of different artistic influences and has the possibility of
introducing a variety of different kinds of artistic participation, such as music and dance, and
developing different ways of communication that help the transmission of the concept, history
and message in different languages. Theatre also provides the possibility of creating new rituals
and traditions that may or may not redefine a society.