Teses e dissertações

Mestrado
Finanças
Título

Can we improve the accuracy of the value-at-risk with asymmetric and long memory GARCH models?

Autor
Lima, Rafael Manuel Vaz
Resumo
pt
A estratégia de branding sónico é uma estratégia utilizada habitualmente pelas marcas para mostrar e comunicar os seus valores e identidade em paralelo com outras estratégias de branding sensorial. O objetivo deste estudo foi investigar como os diferentes contornos do logótipo sónico influenciam a perspetiva dos consumidores em relação à personalidade da marca e como afetam a recordação da marca. Este estudo utilizou a escala de personalidade da marca desenvolvida pela Aaker (1997) que consiste em cinco dimensões de personalidade da marca (Sinceridade, Excitação, Competência, Robustez, Sofisticação). As características do logotipo sónico foram controladas e manipuladas, resultando em três versões diferentes do contorno do logotipo sónico (Ascendente, Descendente, e Constante) com três marcas fictícias e colocadas durante onze segundos de "podcast dummy show". O resultado mostra que cada dimensão de personalidade da marca foi associada a diferentes contornos de logotipo sónico, a dimensão Sinceridade e Competência foi associada ao logotipo sónico Ascendente, a dimensão Excitação foi associada ao logotipo sónico Constante, e a dimensão Robustez foi associada ao contorno do logotipo sónico Descendente. Além disso, o estudo de recordação da marca revelou que a sinceridade e a competência da dimensão influenciam positivamente a recordação da marca com base na auto-avaliação dos consumidores para a marca hipotética. Investigação futura seria necessária para melhor compreender o processo de como diferentes características sonoras afetam o comportamento dos diferentes consumidores em relação à teoria da marca para implicações de marketing.
en
Sonic branding strategy is commonly used by brands to show and communicate their values and identity in parallel with other sensory branding strategy. Sonic logos are important part of sonic branding. Being one of the key elements of sonic branding, it is essential to explore how different feature consist in sonic logos affect consumers' behavior. This study aimed to investigate how different sonic logo contour influences consumers' perspective towards brand personality and how it affects their brand recall. This study used brand personality scale developed by Aaker (1997) consisting of five brand personality dimensions (Sincerity, Excitement, Competence, Ruggedness, Sophistication). Sonic logo features were controlled and manipulated resulting in three different versions of sonic logo contour (Ascending, Descending and Constant) with three non-existing brands and placed in eleven seconds dummy podcast show. The result shows that each brand personality dimension was associated with different sonic logo contour with dimension Sincerity and Competence associated with the Ascending sonic logo, dimension Excitement associated with the Constant sonic logo, and dimension Ruggedness associated with Descending sonic logo contour. Furthermore, Brand recall study showed that dimension Sincerity and Competence positively influence brand recall based on consumers' self-evaluation for the hypothetical brand. Further investigation should try to better understand the process of how different sound features affect different consumers’ behavior in relation to branding theory for marketing implications.

Data

05-nov-2021

Palavras-chave

Value-at-Risk
Asymmetry
Backtesting
Long memory
Memória longa
Volatility model
Modelode volatilidade
Assimetria

Acesso

Acesso livre

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