Título
Medical tourism development: adopted strategies across the globe: a systematic review
Autor
Félix, Vera Sofia Manso
Resumo
pt
Enquanto nova indústria em crescimento, a expansão do turismo médico tem impactado a economia global nos últimos anos.
Este estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento do turismo médico segundo a perspetiva de prestadores de cuidados de saúde, tendo como base a identificação das melhores estratégias de marketing adotadas em diversos países. Esta revisão sistemática foi desenvolvida de acordo com as diretrizes PRISMA, onde foram selecionados 20 artigos que
incluíram 11 países.
Uma visão geral do estudo demonstra que as estratégias implementadas mais comuns para adquirir uma vantagem competitiva e atrair mais clientes internacionais foram estratégias do foro promocional, de mercado ou de Porter, indicando ser eficientes no desenvolvimento do turismo médico. No entanto, alguns países criaram estratégias exclusivas, concluindo-se que há várias abordagens possíveis para o desenvolvimento deste setor, desde que os prestadores de cuidados de saúde analisem bem os seus recursos, necessidades e a procura dos pacientes pela indústria. Alguns fatores e implicações políticas também foram considerados ferramentas relevantes no processo de desenvolvimento do turismo médico.
Países como Portugal que pretendam continuar a desenvolver-se neste setor devem analisar o seu ambiente externo e interno, ter em conta os seus pontos fortes e desafios, e acompanhar continuamente a evolução do mercado, de forma a terem toda a informação necessária para tomar decisões acertadas e adotar as estratégias mais adequadas aos seus objetivos.
No futuro devem ser feitas mais pesquisas neste campo com dados mensuráveis, especialmente após o impacto que a pandemia COVID-19 pode ter causado neste mercado.
en
As a new fast-growing industry, medical tourism has been expanding and impacting the global economy over the years.
The purpose of this study is to better understand medical tourism development from the healthcare providers’ perspective by identifying the best marketing strategies and decisions adopted in several countries. This systematic review was conducted according to the PRISMA guidelines where a total of 20 articles that included 11 countries were selected.
An overview of the study shows that the strategies more commonly adopted to gain competitive advantage in the medical tourism sector and attract more international patients were promotional, market-driven or part of Porter’s generic strategies, indicating that these may be very efficient in this industry’s development. However, some countries had exclusive strategies
of their own, which led to the conclusion that there is no specific way of developing medical tourism as long as healthcare providers cooperate and acknowledge their resources, needs and patients’ demands. Some factors and policy implications were also recognized as relevant tools in the developing process of MT.
Countries like Portugal that intend to continue developing this area should analyse their business environments, weigh their strengths and challenges, and follow the evolution of the medical tourism market, so they have all the information required to make well-planned decisions and adopt the right strategies according to their objectives.
Future research in this field related to gathering measurable data is advisable and recommended, especially after the impact the COVID-19 pandemic might have had on the market.