Título
The digital transformation of the banking industry: case of Caixa Geral de Depósitos
Autor
Jesus, Maria Garcia de
Resumo
pt
Este projeto surge na sequência da evidência de falhas ao nível da estratégia de
Marketing Digital na Caixa Geral de Depósitos, e da sua ambição de alcançar a posição de
liderança na digitalização de serviços bancários, focando na inclusão digital, para impulsionar
vendas e garantir competitividade na era do open banking.
A CGD tem vindo a evoluir a sua oferta digital, mas apresenta várias áreas com muito
potencial de evolução. Este projeto pretende fornecer informação e realçar a relevância deste
tema, bem como definir uma estratégia de Marketing Digital eficiente para determinar os
métodos mais adequados para a empresa melhorar a sua presença online.
Verificou-se que não será fácil expandir o Marketing Digital na CGD, visto que existem
muitos entraves, como o compliance e as normas de proteção de dados no setor bancário. A
forte estrutura hierárquica, disputa de recursos e prioridades, necessidade de alinhamento entre
diversos departamentos, softwares arcaicos, limitações de analítica e falta de conhecimento e
autonomia, certamente irão desacelerar todos os processos.
Apesar deste processo não ser fácil, há muitos quick wins que irão melhorar
drasticamente o Marketing Digital da empresa. Aumentar o tráfego e engagement nos vários
pontos de contato - tanto para clientes potenciais como para clientes atuais, seja por meio de
canais próprios como canais pagos; Otimizando a taxa de conversão digital - nas várias
jornadas de aquisição, através da otimização e customização do funil de conversão; e
maximizar a experiência do cliente, de ponta a ponta, desde a página de destino até a decisão
de compra.
en
This project emerges from the evidence of failures in terms of the Digital Marketing
strategy at Caixa Geral de Depósitos, and its ambition to achieve the leadership position in
digitalization of banking services, while transforming it with a focus on digital inclusion, to
boost sales and guarantee competitiveness in the open banking era.
CGD has been evolving its digital offer, but it presents several areas with a lot of
potential for evolution. This project aims to provide information and highlight the relevance of
this topic, as well as defining an efficient digital marketing strategy and establish the most
suitable methods for the company to improve its online presence.
It was found that it will not be easy to expand Digital Marketing at CGD, has there are
many barriers such as compliance and data protection regulations in the banking industry. The
strong hierarchical structure, dispute of resources and priorities, need of alignment between
several departments, archaic softwares, analytics limitations and lack of knowledge and
autonomy, will definitely slow down all the processes.
Despite of this process not being easy, there are many quick wins that can be
implemented that will improve the company’s Digital Marketing drastically. Increasing traffic
and engagement on the various touchpoints, both for potential customers and current
customers, either through our own channels or paid channels; Optimizing the digital conversion
ratio in the various acquisition journeys, through the optimization and customization of the
conversion funnel; and maximizing the customer experience, end-to-end, from the landing page
to the purchase decision.