Título
Desconforto subjectivo e regulação emocional nos estudantes de medicina dentária em Portugal
Autor
Esteves, Maria do Rosário Oliveira Mexia
Resumo
pt
Este trabalho incide sobre o estudo do desconforto subjectivo e da regulação
emocional entre os estudantes de medicina dentária em Portugal. Numa revisão da
literatura, define conceitos e aborda noções gerais sobre as principais entidades clínicas
que integram o desconforto subjectivo, como a ansiedade, a depressão, o stress e o
burnout; revê os principais dados publicados para a população de estudantes de
medicina e aborda alguns conceitos sobre emoções e regulação emocional. O estudo
teve como objectivo determinar os níveis de desconforto subjectivo e as principais
dificuldades de regulação emocional sentidas entre os estudantes de medicina dentária
em Portugal. Numa amostra de 296 alunos, utilizaram-se três instrumentos de avaliação:
o Brief Symptom Inventory (BSI), o Questionário de Regulação Emocional (QRE) e a
Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE). A recolha de dados decorreu
em três estabelecimentos de ensino de medicina dentária, abarcando zonas diferentes do
País, o ensino público e privado. Os resultados revelaram que os níveis de desconforto
subjectivo sentido pelos estudantes de medicina dentária em Portugal estão dentro dos
valores adequados a uma população não clínica, com níveis de ansiedade maiores para
os alunos do sexo feminino do que para os do sexo masculino, e com algumas variações
em função do ano de escolaridade e da faculdade. Concluiu-se ainda que existem
algumas dificuldades de regulação emocional, em especial, na tomada de consciência
das suas respostas emocionais e, quando em presença de emoções negativas, em manter
os objectivos traçados e elaborar estratégias de regulação emocional.
en
The objectives of this work are to investigate the levels of distress and the main
difficulties on emotion regulation among dental students in Portugal. After a review on
literature focusing on distress and emotion regulation among medical students, the
authors used as cross-sectional descriptive survey of 296 students from the final three
years of the degree, from three main dental schools in Portugal. The purpose was to
explore how distressed dental students were, which strategies for emotion regulation did
they use more often and which were their main difficulties in emotion regulation. We
used the Brief Symptom Inventory (BSI), for the first purpose, the Questionnaire of
Emotion Regulation (QRE), for the second and the Difficulties in Emotional Regulation
Scale (DERS) for the last one. The results showed that distress levels of dental students
in Portugal were similar to the non–clinical population and that female students felt
more anxious that male students. We also noticed that anxiety levels were different
from school to school. The main difficulties dental students felt in emotion regulation
were in “awareness”, meaning that it is difficult for them to be aware of their emotional
responses, and in “goals“, reflecting their difficulties in concentrating and
accomplishing tasks when they were experiencing negative emotion.