Título
Integração e divulgação de informação desportiva em redes sociais através de dispositivos móveis
Autor
Carvalho, Sérgio Filipe Miranda Vicente
Resumo
pt
A necessidade de acesso a informação é um factor marcante da sociedade actual.
Existem diversas formas pelas quais as pessoas podem garantir essa informação, sendo
os dispositivos móveis com acesso à Internet uma dessas possibilidades. Assim, o
segmento dos dispositivos móveis está em crescendo e as aplicações para smartphones
têm cada vez mais utilizadores que se tornam autênticos dependentes das mesmas.
Nesta perspectiva, o sector do Desporto tem verdadeiros adeptos, sedentos de
informação a toda a hora.
Nesta dissertação pretende-se desenvolver uma solução baseada em dispositivos
móveis inteligentes e redes sociais que permita aos seus utilizadores uma experiência
mais rica e diversificada relativa a conteúdos desportivos, possibilitando que estes
subscrevam e acedam a canais específicos de informação. Será ainda concebida a infraestrutura
de suporte aos processos de agregação e categorização de conteúdos à medida
que os mesmos forem sendo criados. Importa referir aqui o papel fundamental das redes
sociais, como o Twitter ou o Facebook, como fonte de dados.
Uma das mais-valias da solução desenvolvida é permitir aos utilizadores decidir
e/ou personalizar os conteúdos recebidos, tanto porque eles próprios decidem a panóplia
de conteúdos do seu interesse, como porque existe a possibilidade de definir um
conjunto de regras que filtram a informação apresentada.
Com o intuito de validar a solução desenvolvida foram realizados um conjunto
de testes em eventos desportivos reais referentes a duas modalidades desportivas, ténis e
futebol, nos quais foram obtidos resultados bastante satisfatórios que deram valor e
sentido ao trabalho realizado.
en
The need to access information is a striking factor of today's society. There are
several ways in which people can gather information, and mobile devices with Internet
access are one of those possibilities. Thus, the segment of mobile
devices is growing and applications for smartphones have an increasing group of users
who become totally dependent on them. Accordingly, the Sports sector has real fans,
hungry for information all the time.
This thesis intends to develop a solution based on intelligent mobile devices that
allow its users a richer and diverse experience related to sports content, enabling them
to access and subscribe specific channels of information. Furthermore, it will be
designed the infrastructure to support the processes of aggregation and categorization of
content as those are created. For this process it’s important to note the central role of
social networks like Twitter and Facebook, as data sources.
The implemented approach presents an added value solution to its users, giving
them the possibility to decide or personalize the information they wish to receive, both
providing themwith the opportunity to choose the content of interest, as by allowing the
definition of a set of rules which filters the information presented.
In order to validate the developed solution, a set of tests were performed on real
sport events related to two main sports, tennis and football. The results obtained were
very satisfying, which gave value and meaning to the work done.